Início » Rinoplastia secundária pode trazer melhoria maior
Notícias Corporativas

Rinoplastia secundária pode trazer melhoria maior

Vitor Nunes, cirurgião plástico, explica sobre a rinoplastia secundária

Rinoplastia é uma cirurgia plástica que tem o objetivo de melhorar a proporção e a aparência do nariz, conforme afirma a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O procedimento visa tanto melhorar a aparência, originada de características hereditárias, ou proporcionar melhorias devido a alguma alteração por lesão ou uma cirurgia prévia, o que irá exigir, neste caso, uma rinoplastia secundária.

Segundo uma publicação no UOL, o procedimento de rinoplastia é considerado um dos mais complexos que existem na área de cirurgia plástica, pois envolve a alteração de uma parte do corpo que não tem um padrão que serve para todas as pessoas, devido a cada paciente ter um formato único. Por isso, é importante analisar com mais profundidade a necessidade do procedimento com um especialista.

Vitor Nunes, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ressalta: “A rinoplastia secundária ou revisional é uma cirurgia que fazemos quando o paciente já operou o nariz, seja uma cirurgia para correção de desvio de septo, septoplastia, ou uma cirurgia estética prévia para mexer na ponta, na giba, deixar mais fino”.

De acordo com o dr. Vitor, a indicação é para quem já foi operado e, por algum motivo, o paciente ainda deseja outras mudanças, com o objetivo de melhorar mais ainda o aspecto.

O cirurgião plástico alerta que é preciso ter a precaução de alinhar muito bem as expectativas, para o especialista entender as queixas. Dessa maneira, será possível saber se realmente é possível melhorar e atingir os objetivos.

O dr. Vitor Nunes ainda destaca que rinoplastias revisionais às vezes precisam de enxerto da cartilagem da costela: “Essas cirurgias são mais delicadas e desafiadoras, pois muitas vezes as alterações que se pretendem são em milímetros ou sutis”.

Segundo o especialista, a cirurgia em um nariz que pode ter fibrose são mais desafiadoras devido a fatores como qualidade da pele e possíveis alterações. Então é preciso ter bastante precaução para saber se essa nova cirurgia consegue atender às expectativas e realmente resultar em uma mudança positiva.

Vitor Nunes, RQE 92622