Início » Exército abre mais de 400 vagas para concurso nesta terça-feira
Brasil

Exército abre mais de 400 vagas para concurso nesta terça-feira

Exército abre na próxima terça-feira (11) o prazo para inscrição ao concurso para ingresso na EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), para admissão, em 2023, e matrícula no curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico (CFO/LEMB) em 2024. Oferta é de 440 vagas, sendo 400 para o sexo masculino e 40 para o sexo feminino.

Para a cota reservada aos candidatos negros (pretos ou pardos), 80 são reservadas a candidatos do sexo masculino e oito para o sexo feminino.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas/SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

Exigências

Para ingresso na EsPCEx o candidato deve possuir os seguintes requisitos: ser brasileiro nato, ambos os sexos; possuir idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula; e ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do ensino médio.

Inscrições

As inscrições serão recebidas entre os dias 11 de abril e 22 de maio, exclusivamente através do endereço eletrônico www.espcex.eb.mil.br.

Após concluir o cadastro, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de participação até a data limite de 23 de maio, no valor de R$ 75.

Provas

O concurso será composto pelas seguintes etapas: exame intelectual; inspeção de saúde; exame de aptidão física; avaliação psicológica; comprovação de requisitos biográficos; e averiguação de idoneidade moral.

O exame intelectual será aplicado em dois dias distintos, especificados a seguir: dia 16 de setembro – provas de português, redação, física e química; e dia 17 de setembro – provas de matemática, geografia, história e inglês.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), onde, após quatro anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Fonte: Dol com JC Concursos