Início » Alunos da UEA doam mais de 4 mil tampas de garrafa para projeto Tampinha Legal
Política

Alunos da UEA doam mais de 4 mil tampas de garrafa para projeto Tampinha Legal

Estudantes do curso de Administração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizaram, na manhã desta terça-feira (08), a entrega de mais de 4 mil tampinhas de garrafa para serem doadas ao Instituto GAMMA(Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia). A parceria foi motivada pela Campanha Tampinha Legal, uma iniciativa do gabinete da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

Para Dra. Mayara a atitude dos estudantes é um exemplo a ser seguido por outras instituições, empresas e pela população.

“É muito bom ver uma iniciativa como essa, vindo de estudantes, quero agradecer o empenho de cada um. Essa conscientização sobre preservar o meio ambiente e ajudar o próximo tem um efeito super positivo para o planeta, a sociedade e para os próprios alunos, além de ser um belo exemplo a ser seguido. Espero que outras faculdades vejam, assim como empresas, escolas e o próprio cidadão, que recolhe o lixo diariamente. Espero que a campanha Tampinha Legal tenha cada vez mais adesões e ganhe força em outros espaços.”, disse a deputada. 

As tampinhas doadas foram coletadas pelo projeto Eco Verde – tirando a limpo, que realiza ações de sensibilização e coletas responsáveis para diminuição dos impactos ambientais causados pelo descarte impróprio do lixo e pela falta de saneamento básico.  

De acordo com a estudante Adria Rabelo, membro do Eco Verde, o projeto Tampinha Legal é importante, pois, além de incentivar o cuidado com o meio ambiente, também alcança mulheres que lutam contra o câncer.  

“No Eco Verde, a gente realiza ações, coletas responsáveis em pontos específicos da cidade de Manaus com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e evitar catástrofes. Há dois meses fizemos essa parceria com a Assembleia Legislativa e o projeto Tampinha Legal onde conseguimos levantar o número de 4.021 tampinhas plásticas para ajudar o GAMMA.  Acreditamos na importância do projeto e sabemos que, através da sensibilização podemos fazer a diferença, cada um faz um pouco e isso se torna muito”,  afirmou a acadêmica.

O Programa Tampinha Legal é permanente e tem postos de coleta na sede da ALEAM, no bairro Parque 10, em Manaus. Funcionários e a sociedade em geral podem participar e fazer doações, de qualquer tipo de tampa de plástico.

 Conheça o GAMMA

Fundado em 2009, por Oriona Ohse, o GAMMA (Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia), tem como objetivo apoiar e amparar mulheres diagnosticadas com câncer, no Amazonas.

Com ações que incentivam a doação de cabelos para confecção de perucas, doação de alimentos e materiais de higiene pessoal, o grupo também realiza feiras com vendas de produtos. Os recursos recebidos e arrecadados são utilizados no auxílio de tratamentos de mulheres com câncer e mastectomizadas, em Manaus e até mesmo fora do Amazonas.

O GAMMA também realiza palestras e bate-papos com mulheres em tratamento, mastectomizadas e o público em geral para conscientização sobre a doença, formas de prevenção, diagnóstico precoce, as etapas do tratamento e a realidade na vida pós-cirurgia com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pacientes e trabalhar a autoestima, que fica bastante afetada, após a descoberta do câncer.