Início » Municípios do AM mais violentos entram como prioridade em programa do Ministério da Justiça
Amazonas Destaque

Municípios do AM mais violentos entram como prioridade em programa do Ministério da Justiça

Manaus, Manacapuru, Iranduba e Tabatinga estão na lista dos 163 municípios do Brasil com maior índice de mortes violentas intencionais e por conta disso, entraram no radar para ações de combate à violência do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A lista foi divulgada, na última quarta-feira (19), no site do Governo Federal.

Com isso, o Amazonas entra como prioridade no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem a finalidade de reduzir a criminalidade e promover a cidadania em todo o país.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, o Amazonas foi o estado que teve o maior aumento percentual no índice de mortes violentas entre 2020 e 2021. Conforme o Monitor da Violência- de iniciativa do G1 com Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo- houve crescimento de 54%, considerando crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte nesses dois anos, o total passou de 1.019 para 1.570.

O Pronasci vai atuar em todo o estado, mas vai dar especial atenção às regiões mais vulneráveis à violência. O programa vai investir em ações de repressão, prevenção e cidadania, com o objetivo de reduzir a criminalidade e promover a segurança pública no Amazonas.

Dados atualizados

Em 2022, em comparação com o ano anterior, tiveram alta de mortes violentas intencionais os estados: Acre (21%), Alagoas (4,2%), Mato Grosso (18,9%), Minas Gerais (2,2%), Pará (0,6%), Paraná (7,2%), Pernambuco (1,3%), Piauí (4,5%), Rio Grande do Sul (3,8%), Rondônia (14%), São Paulo (1,3%), e Tocantins (5,5%).
Registraram queda: Amapá (-25%), Amazonas (9,3%), Bahia (-5,9%), Ceará (-9%), Distrito Federal (-10,1%), Espírito Santo (-4,8%), Goiás (-5,6%), Maranhão (-6,5%), Mato Grosso do Sul (-0,2%), Paraíba (-6,9%), Rio de Janeiro (-5,8%), Rio Grande do Norte (-7,7%), Roraima (-18,4%), Santa Catarina (-9%), e Sergipe (-3,9%). Dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgados nesta quarta-feira (20).

Sobre o Programa

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) foi lançado em março de 2023 e segue como um dos principais programas do Governo Federal de prevenção, controle e repressão da criminalidade. As ações estão focadas em 163 municípios brasileiros que concentram 50% das mortes violentas intencionais. O objetivo nesses territórios, além de prevenir, é intensificar uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, o país registrou 47.503 vítimas de mortes violentas intencionais – categoria que agrega vítimas de ocorrências de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídio, mortes decorrentes de intervenção policial e vitimização policial. O levantamento exclusivo do Fórum foi feito especialmente para o Pronasci para mapear os territórios mais vulneráveis e direcionar as ações.