Início » Caio André abre 3ª edição da Câmara Cidadã com mais de 140 serviços gratuitos na zona norte
Destaque Política

Caio André abre 3ª edição da Câmara Cidadã com mais de 140 serviços gratuitos na zona norte

Projeto acontece nesta quinta-feira e sexta-feira, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova

Com recorde de serviços ofertados para a população em todas as edições, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), deu início, nesta quinta-feira (14/09), à 3ª Câmara Cidadã, no bairro Cidade Nova, zona norte da capital. Mais de 140 atividades levadas por órgãos e entidades parceiras fazem parte da programação, em dois dias de evento. 

Os portões do Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, local escolhido para a terceira edição do projeto, foram abertos às 8h para o início dos atendimentos. Mais de 30 órgãos do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, entidades, associações e departamentos da Casa Legislativa estarão à disposição da população nos dias 14 e 15 de setembro. 

O presidente da CMM, vereador Caio André, agradeceu o apoio dos parceiros e o empenho da equipe técnica responsável pela execução do projeto. O parlamentar afirmou que o recorde de serviços nesta edição faz jus à grandeza da Câmara Cidadã, hoje uma das ações mais aguardadas pelos bairros da capital. 

“Isso mostra que quando todos estão no mesmo espaço as pessoas aproveitam isso da melhor forma. É isso que nós buscamos, proporcionar para a população serviços essenciais, levando a Câmara Municipal para junto dela. Estamos indo como Poder Legislativo como um todo para as zonas mais populosas da cidade”, afirmou Caio André. 

Os atendimentos vão até às 16h nos dois dias, e encerrando a programação, o projeto “Mais Vida”, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), realizará aulões de zumba, funcional, pilates, entre outras modalidades para o público presente, novidade nesta edição. 

Para a 3ª edição estão mantidos os gabinetes rotativos dos vereadores e a Tribuna Popular, ação levada em todas as edições que busca receber as demandas dos moradores dos bairros. A Tribuna Popular está marcada para esta quinta-feira (15/09). 

Serviços – Pelo Governo do Estado, as parcerias foram firmadas com órgãos como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Entre os serviços, os órgãos fazem atendimentos psicossociais, atendimento jurídico e a oferta do programa “Crédito Solidário”, voltado para microempreendedores. 

Outros órgãos também estão presentes como a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp). As equipes farão consulta de contratos, levarão orientações aos consumidores, cadastro para emprego e emissão de Carteira de Trabalho Digital, entre outros serviços. 

A Prefeitura de Manaus executa atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e da Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sinetram) e do Conselho Tutelar. 

Os serviços passam pela distribuição de mudas, vacinação antirrábica, vacinação contra Influenza e Covid-19, cadastro no CadÚnico, emissão do cartão Passa Fácil, atendimentos pelo Ônibus Itinerante da Mulher e encaminhamento para a Rede de Atendimento à Criança e do Adolescente. 

Associações, institutos e universidades fazem parte do evento, como o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), Associação Mulheres Amazonenses nas Comunidades (AMAC), Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Faculdade Martha Falcão, Instituto PCD (Somos Mais Fortes), Centro Universitário do Norte (UniNorte), Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Eco Cooperativa, Senac-AM, Centec e Gráfica Manaus. 

Concessionárias como a Águas de Manaus, Amazonas Energia e Claro Manaus estão fazendo negociações e darão suporte para os clientes. Pela Câmara Municipal de Manaus, as atividades da Escola do Legislativo Léa Alencar Antony e da Ouvidoria da CMM também estão na terceira edição.