Início » Festival do Rio começa em sua 25ª edição
Notícias Corporativas

Festival do Rio começa em sua 25ª edição

O festival começou na quinta-feira (5) e vai até o dia 15 de outubro, com uma programação de mais de 250 filmes nacionais e internacionais

A 25ª edição do Festival do Rio começou na quinta-feira (5) e vai até o dia 15 de outubro, com uma programação de mais de 250 filmes nacionais e internacionais. O evento de aconteceu no Cine Odeon, bem no coração do Rio de Janeiro, com uma surpresa para os participantes: foi a primeira vez em 25 anos que o festival contou com uma animação na noite de abertura, o filme brasileiro “Atiraram no Pianista”.

O evento contou com a presença de várias celebridades passando pelo tapete vermelho, incluindo o elenco de diversos filmes que serão exibidos nesse período. Entre eles, Alexandre Nero, Vanessa Giácomo, Johnny Massaro, Leona Cavalli, Giulia Gam, Paloma Bernardi e muitos outros astros e estrelas.

Houve uma festa na abertura do 25º Festival do Rio de Cinema, que aconteceu na quinta-feira (5 de outubro), e o Cine Odeon – CCLSR estava lotado. Além de celebrar o cinema, também houve uma homenagem à música popular brasileira. Eles começaram a cerimônia ao som de “Paisagem Inútil” e contou com uma seleção de imagens antigas em preto e branco do Rio de Janeiro. As imagens são parte do acervo do LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os mestres de cerimônia foram Alexandre Nero, ator, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro e Vanessa Giácomo, atriz e roteirista brasileira, vencedora do troféu imprensa como melhor atriz brasileira, que lembraram várias histórias do festival, que começou lá em 1999. Eles falaram de personalidades do cinema mundial que já passaram pelo evento ao longo de um quarto de século. Diretores famosos, como Roman Polanski, Costa-Gavras, Dario Argento, e um monte de outros, além de atores top como Samuel L. Jackson, Willem Dafoe e muitos mais.

Sobre o festival, Vanessa Giacomo afirmou que está sendo uma jornada emocionante sua participação como mestre de cerimônia. “Estou aqui para compartilhar a alegria de ver as luzes acesas, a tela ganhar vida e as histórias que se desenrolam diante de nossos olhos. Espero que todos estejam desfrutando deste festival tanto quanto eu. Estou agradecida por fazer parte desta celebração da sétima arte e que tenhamos uma experiência cinematográfica incrível nos próximos dias. Viva o cinema!”

O cinema nacional também mostoru seu destaque, com a Première Brasil, que selecionou 91 filmes entre mais de mil inscrições. Além disso, o evento apresentou uma notícia política, com a aprovação do projeto de lei que prorroga a cota de exibição de filmes nacionais nos cinemas até 2033.

A diretora Walkiria Barbosa falou sobre a nova sede do festival, um prédio histórico do século 19 que foi reformado em apenas 40 dias. Ele fica na Rua do Russel, na Glória, e vai ser palco de palestras, mesas redondas e negociações do Rio Market 2023. “Nós queremos, a partir desse evento, dar o primeiro passo efetivo na construção de uma política de Estado para o audiovisual brasileiro. Nós precisamos que todos os ministérios se envolvam com o audiovisual no Brasil. Há exemplos, como fez o governo coreano há alguns anos, que colocou a Coreia no quarto lugar de maior exportador de audiovisual do mundo. Nós podemos chegar lá e vamos chegar!”, afirmou.