Início » Higienizar as mãos de forma adequada é medida preventiva contra infecções durante o festival
Saúde

Higienizar as mãos de forma adequada é medida preventiva contra infecções durante o festival

Manter as mãos higienizadas deve ser hábito no cotidiano

No 56º Festival Folclórico de Parintins, os cuidados com a saúde devem ser mantidos para se manter saudável e poder curtir todos os dias da festa. Portanto, é preciso estar atento às medidas de prevenção contra infecções, sendo a principal delas a higienização das mãos. Realizada de forma adequada, a medida é útil para prevenir doenças ao se proteger de vírus e bactérias.

Em momentos festivos, é comum ter contato com muitas pessoas e tocar em objetos que são de uso comum, como corrimões de escadas, por exemplo. São nesses tipos de espaços que podem se concentrar microrganismos que causam infecções, deixando o participante da festa vulnerável a doenças virais ou bacterianas.

Por isso, na pausa entre o “dois pra lá e dois pra cá”, é importante lavar as mãos com água e sabão ou, na ausência de pia e esses itens por perto, a limpeza pode também ser realizada com uso de álcool a 70% em gel. Essa é a orientação da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“É comum encontrar estações de lavagem de mãos, nem que seja em restaurantes e lanchonetes, ou dispensadores de álcool. É preciso fazer uso desses equipamentos. Manter as mãos higienizadas é medida fundamental para fortalecer o bem-estar de todos”, destaca a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), na FVS-RCP, Evelyn Campelo.

A enfermeira Yanna Freire, também da Ceciss, destaca que é preciso manter o hábito de manter as mãos limpas no cotidiano. “A higienização das mãos deve ocorrer regularmente. Na hospedagem, antes das refeições, depois do uso sanitário, após o contato com dinheiro, com aparelhos eletrônicos de uso comum, cartões de pagamento, além de mobiliário de ambiente comum”, lista.

Higienização eficiente

Para a higienização das mãos é necessário observar alguns cuidados, além do tempo investido no processo.

Como água e sabonete (duração de 40 a 60 segundos): molhe as mãos com água; aplique na palma da mão quantidade de sabonete (de preferência líquido) suficiente para cobrir toda a superfície das mãos; ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si; esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas; enxague bem as mãos com água; seque as mãos com toalha limpa, papel absorvente ou fluxo de ar.

Com preparações alcoólicas a 70% (duração de 20 a 30 segundos): aplique quantidade suficiente em uma mão em forma de concha de modo que ela venha a cobrir toda a superfície das mãos; friccione as mãos entre si; não esqueça de espalhar o gel ou solução entre os dedos e sob as unhas; espere suas mãos secarem.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário