Início » Imigrantes já podem atuar como policiais nos EUA
Notícias Corporativas

Imigrantes já podem atuar como policiais nos EUA

Projeto de Lei HB3751 foi aprovado em 2023 e lei passou a valer em 1º de janeiro deste ano no estado americano de Illinois

Desde o começo do ano, imigrantes podem trabalhar como policiais nos Estados Unidos. A nova lei é válida para o estado americano de Illinois e permite que qualquer imigrante que seja cidadão americano e tenha um visto de trabalho ou mesmo permissão de trabalho legal nos Estados Unidos possa aplicar para ser policial na localidade. O Projeto de Lei HB3751 foi aprovado em julho de 2023 e a lei passou a valer em 1º de janeiro deste ano. 

Segundo o texto aprovado, as autoridades corporativas de qualquer município de Illinois podem, agora, autorizar, capacitar, empregar e permitir que um imigrante “seja legalmente autorizado sob as leis federais para trabalhar nos Estados Unidos e esteja autorizado sob as leis federais a obter, portar, comprar ou, de outra forma, possuir uma arma de fogo”. 

Os grupos de imigrantes que estão autorizados a se candidatarem ao emprego em Illinois são os beneficiários da Ação Adiada para Chegadas na Infância (DACA, sigla em inglês), residentes permanentes legais (RPLs) e titulares de Status de Proteção Temporária (TPS). “Essa é uma excelente oportunidade para profissionais brasileiros que têm o desejo de imigrar para os EUA sem abrir mão da profissão de policial”, destaca o policial militar Hiago Mendes Fraga.

Lei de Illinois se assemelha à da Califórnia 

A lei do estado de Illinois é semelhante à SB 960 da Califórnia, aprovada em 2022 e que está em vigor desde 1º de janeiro de 2023 na Califórnia. “É mais um caminho que vem se abrindo para os imigrantes nos Estados Unidos”, diz Fraga, que acredita que mais estados americanos vão adotar essa iniciativa.

Na Califórnia, a lei autoriza qualquer indivíduo que esteja legalmente autorizado a trabalhar nos Estados Unidos possa aplicar para ser policial no estado. No entanto, especialistas afirmam que há brechas para que uma pessoa em situação ilegal no país possa ter direito de se candidatar a cargo de policial, pois a lei não especifica que imigrantes indocumentados sejam impedidos de fazê-lo. 

Antes de entrar em vigor na Califórnia, os candidatos a empregos de policiais no estado precisavam ser cidadãos ou residentes permanentes para se qualificarem. Para Fraga, essa mudança na lei mostra a força da mão de obra imigrante e como profissionais estrangeiros podem contribuir positivamente para os Estados Unidos.