Início » “Pelci cuida das crianças e o RespirAR dos pais”, diz Wilson Lima ao ampliar oferta dos programas para estádios de Manaus
Saúde

“Pelci cuida das crianças e o RespirAR dos pais”, diz Wilson Lima ao ampliar oferta dos programas para estádios de Manaus

 Governador anunciou, ainda, garantia de contrato por mais dois anos para quem atua em ambos os programas e o repasse de R$ 7,5 milhões para o futebol do estado

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (07/07), a ampliação do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e do programa RespirAR para estádios de futebol de Manaus. Para isso, o governador garantiu que os 383 trabalhadores de ambos os projetos (205 do Pelci e 178 do RespirAR) estão com seus contratos renovados por mais dois anos.

Com a ampliação, os estádios Carlos Zamith (bairro Coroado, zona leste), Ismael Benigno (Colina, no bairro São Raimundo, zona oeste), Oswaldo Frota (bairro Cidade Nova, zona norte) e a Arena da Amazônia Vivaldo Lima serão núcleos de esporte e saúde para a população amazonense.

“Eu faço questão de, no Estado, além de cuidar do alto rendimento, também cuidar dessa molecada. Vim de um município do interior e eu sei o quanto um campo de futebol faz diferença na vida de uma comunidade, não só para as crianças, para os adolescentes, mas também para os pais, as mães, porque esse espaço se torna referência na comunidade. Aqui é assim: o Pelci cuida da criançada e o RespirAR cuida dos pais”, destacou Wilson Lima, sob aplausos.

Na ocasião, o governador também anunciou o pagamento de patrocínio ao futebol profissional do Amazonas, masculino e feminino, no valor de R$ 7,5 milhões – o maior já concedido pelo Governo do Amazonas nos últimos anos.

Participaram da solenidade, no estádio da Colina, os deputados estaduais João Luiz; o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e deputado estadual, Ednailson Rozenha; o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André, além dos também vereadores Diego Afonso, Ivo Neto, Márcio Tavares, Professora Jaqueline e Luís Mitoso; os prefeitos de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, que também preside a Associação Amazonense dos Prefeitos, e de Iranduba, Augusto Ferraz; e o secretário estadual de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.

“O sonho deles é treinar no estádio, é ser um jogador de futebol, seja também na parte de luta ser um grande lutador, porque Manaus é o maior produtor de campeões mundiais de jiu-jitsu. E enquanto os filhos estão treinando no projeto Pelci, os pais podem receber atendimento do projeto Respirar para que possam também entrar em uma atividade física para cuidar da saúde”, explicou o secretário Jorge Oliveira.

Incentivando o esporte de base, serão oferecidas aulas gratuitas de futebol, e por meio do Projeto Formando Campeões, jiu-jitsu e Wrestling. Para combater o sedentarismo, o programa RespirAR levará treino funcional e aulas de ritmos.

Sendo o esporte uma ferramenta de inclusão social, a Arena da Amazônia será um núcleo exclusivo para Pessoas com Deficiência (PcD’s), onde as aulas serão adaptadas e com professores especializados.

Vagas

Serão destinadas 660 vagas para as modalidades de futebol, jiu-jitsu e wrestling. As atividades acontecerão de segunda-feira a sexta-feira, com turmas matutinas e vespertinas, para jovens de 8 a 17 anos. Para as atividades de funcional e aulas de ritmos há disponibilidade de 120 vagas.

“O projeto Pelci veio em uma boa hora para o nosso bairro São Raimundo, o que vai ajudar a tirar as crianças muito dessa vida virtual, e todos vão ter como participar após suas aulas nas escolas. E esse projeto vai expandir mais a mentalidade deles porque como é campo, eles sonham em jogar nos clubes grandes. Só temos a agradecer o governador Wilson Lima”, disse a dona de casa Jaqueline Carvalho, 36, cujos filhos já jogam futsal no projeto.

Matrículas

Os pais interessados em matricular seus filhos em uma das modalidades devem se dirigir a um dos estádios da capital. Os atendimentos acontecerão de segunda-feira a sexta-feira, e os responsáveis devem estar com os seguintes documentos: cópia do RG e do CPF, declaração escolar, foto e comprovante de residência.

Segundo a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), nos estádios da Colina, Zamith e Oswaldo Frota, as aulas já começam na segunda-feira (10/07). Já na Arena da Amazônia, as inscrições para as turmas de PcDs começam na segunda, com as aulas previstas para agosto.

Pelci e RespirAR

Atualmente, o Pelci conta com mais de 35 núcleos na capital e seis polos no interior localizados nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa, somando mais de 10 mil atletas em todo o estado e já é considerado o maior projeto socioesportivo do Brasil.

Referência internacional, o programa RespirAR já realizou mais de 210 mil atendimentos. O RespirAR oferece serviços gratuitos de fisioterapia e educação física, trata pessoas com sequelas da Covid-19 e pacientes com doenças traumato-ortopédicas.