Início » Saúde do Amazonas participa do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS 
Saúde

Saúde do Amazonas participa do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS 

A iniciativa visa modificar as estruturas machistas e racistas que operam na divisão social do trabalho 

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), através do Departamento de Atenção Básicas e Ações Estratégicas (DABE) e a Coordenação de Educação Permanente em Saúde, participa da primeira oficina do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), que iniciou na última terça-feira (06/07) e se estendeu até esta sexta-feira (07/07), em Brasília. 

A primeira oficina tratou do alinhamento conceitual e metodológico do projeto equidade do SUS e o fortalecimento desse novo programa. O evento também contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.  

O Programa é uma iniciativa que faz parte do compromisso assumido pelo governo federal de enfrentamento às desigualdades de gênero e raça, reconhecendo o papel do Estado como promotor e articulador de estratégias e políticas públicas que buscam combater as desigualdades sociais ainda presentes no País. 

É estimado que as ações planejadas vão afetar, de forma direta e indireta, cerca de 2 milhões e 120 mil mulheres que trabalham na área da saúde aqui no Brasil, além de também impactar os estudantes de todos os cursos da área da saúde em sua formação. 

O objetivo principal do novo programa é promover a equidade de gênero e raça no SUS, combatendo as estruturas machistas e racistas na saúde. Também visa enfrentar a violência no trabalho, acolher as trabalhadoras durante a maternidade, considerar o ciclo de vida das mulheres no trabalho na saúde, abordar saúde mental e gênero, e priorizar a formação com enfoque nessas diferenças no meio da saúde.