Início » Doenças periodontais geram consequências graves para saúde
Notícias Corporativas

Doenças periodontais geram consequências graves para saúde

Tecnologia a laser é uma grande aliada para saúde bucal diminuindo problemas periodontais

O cuidado diário dos dentes é uma prática de extrema importância para a saúde como um todo, assim como a limpeza dentária, recomendada pelos profissionais dentistas a ser realizada a cada seis meses e pode evitar o surgimento de doenças periodontais que geram consequências que vão desde sangramentos na gengiva até a possível perda de dentes, além de processos inflamatórios e infecciosos.

Os microrganismos estarão sempre presentes na estrutura bucal, um acúmulo de bactérias é proliferado em canais dentários e nas cáries que segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada pelo Ministério da Saúde entre os adultos de 35 a 44 anos, 48,4% tinham ao menos uma cárie não tratada, o que pode trazer consequências severas a saúde da população, aumentando as chances do surgimento de problemas cardiovasculares, como o infarto ou o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Com o avanço da tecnologia, hoje, já é possível fazer uma limpeza e desinfecção periodontal que elimina 98% das bactérias nocivas da boca. O Dr. Fernando Costa Jr explica: “O tártaro se forma a partir da calcificação das bactérias nocivas que se instalam na superfície dos dentes.” Essa limpeza é feita com um aparelho chamado Light Walker, uma tecnologia a laser que de uma forma indolor, minimamente invasiva é responsável por eliminar grande parte das bactérias nocivas com precisão e tem acesso a áreas periodontais profundas garantindo melhor saúde para gengiva e, consequentemente, dentes mais fortes. “Quando feita uma limpeza tradicional não é possível acessar alguns pontos, essas bactérias que ficam escondidas geram no organismo um processo inflamatório constante”, complementa o Dr. Fernando, que é especialista em laser odontológico e speaker do Fotona.

Além de uma limpeza mais profunda, a tecnologia do laser traz outros benefícios à saúde como a possibilidade de eliminar uma cárie sem a necessidade da aplicação de uma anestesia, conta Dr. Fernando, que ressalta: “os dias de medo do dentista pelo barulhinho dos motores ficaram para trás, acabou o desgaste excessivo da estrutura do dente.” O profissional ainda fala sobre a importância da desinfecção bucal antes de algumas cirurgias como os implantes dentários ou uma extração. “O paciente tem mais segurança, pois com a desinfecção não terá o risco de uma infecção.”

Outro tratamento que a tecnologia do laser proporcionou que também trazia riscos à saúde e pode ser resolvido com um médico dentista é o tratamento de ronco e apneia. “Poucas pessoas sabem, mas o ronco não é só desconfortável para o parceiro, ele traz riscos cardíacos, hipertensão e diabetes.”

 Manter hábitos saudáveis bucal é muito mais que ter um sorriso bonito, traz benefícios como todo, até mesmo para o coração. Dr. Fernando faz a recomendação do uso regular de fio dental, escovação, enxaguante bucal e visitar o dentista com frequência. “São pequenos cuidados que devemos ter com nossa saúde que começam pela boca, da higiene ao que comemos.”