Início » Azeites de Oliva da Espanha forma mestres paelleros
Notícias Corporativas

Azeites de Oliva da Espanha forma mestres paelleros

Cerca de 40 criadores de conteúdo de gastronomia participam de uma aula de paella em evento recente realizado em São Paulo, promovida pela Organização Interprofessional dos Azeites de Oliva da Espanha

Em sua mais recente iniciativa da campanha promovida no mercado brasileiro desde o início do ano, a Organização Interprofissional Azeites de Oliva da Espanha reuniu influenciadores da área gastronômica para uma experiência culinária. Os convidados tiveram a oportunidade de aprender a preparar a paella, prato simbólico da gastronomia espanhola.

Sob o comando do chef Leandro Dias, do restaurante La Paella, os participantes foram conduzidos passo a passo para testemunhar a elaboração desse típico prato espanhol. Além de arroz, a paella leva lula, camarões, mexilhões, vegetais, carnes de porco e frango, açafrão e, claro, Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanha, neste caso da variedade Picual.

O evento contou com a participação especial da chef e apresentadora de TV Cecília Padilha, que além de acompanhar o chef Leandro no preparo da paella mais tradicional, ainda criou uma receita original de paella à brasileira, que foi compartilhada com os convidados para se divertirem cozinhando em casa.

Ao final do evento, cada convidado recebeu um certificado digital com o título honorário de “Especialista em Paella”.

“Se há um prato que define a gastronomia espanhola é sem dúvida a paella. Um prato mundialmente famoso pelo qual qualquer turista que se preze acaba se apaixonando mais cedo ou mais tarde”, comenta Cecília Padilha, finalista Master Chef, apresentadora de programa gastronômico na TV e influenciadora.

As suas raízes na Espanha remontam aos séculos XV e XVI quando nasceu nas zonas rurais de Valência. Um prato típico dos agricultores e pastores, pois é uma refeição fácil de preparar com os ingredientes que tinham à disposição no campo. Na verdade, no início era composto simplesmente por arroz, farinha e leite de amêndoa.

Uma receita que aos poucos foi enriquecida com a adição de outros tipos de ingredientes de que os agricultores dispunham, como coelho ou lebre, pato, frango ou até caracóis. Tudo misturado com os legumes que cultivavam, arroz, açafrão e azeite, cozido em fogo brando e com lenha de laranjeira.

Seu nome vem do tradicional recipiente onde é feita, uma espécie de panela grande e rasa, dotada de duas alças, a paella.

Mais informações:

Sobre a campanha: Azeites de Oliva da Espanha, os Mais Premiados do Mundo.

A organização: ‘Azeites de Oliva da Espanha’ é a marca promocional da Interprofissional do Azeite de Oliva Espanhol, uma organização sem fins lucrativos, integrada por todas as entidades representativas do setor oleícola espanhol, cujo principal objetivo é promover o produto mundialmente. Há mais de uma década, desenvolve campanhas para promover o produto entre os consumidores dos cinco continentes.