Início » Defesa Civil do Amazonas alinha ações de enfrentamento a estiagem em 2023
Manaus

Defesa Civil do Amazonas alinha ações de enfrentamento a estiagem em 2023

O fenômeno é recorrente na região e impacta o dia a dia das comunidades ribeirinhas com escassez de água e perda da produção

Na manhã desta quinta-feira, (22), foi realizada uma importante reunião remota entre a Defesa Civil do estado do Amazonas e os coordenadores da Defesa Civil dos municípios do interior. O objetivo principal do encontro foi discutir e preparar para a estiagem que ocorrerá nos próximos meses.

A estiagem afeta diretamente o dia a dia das comunidades ribeirinhas, com escassez de água potável, dificuldades na produção de alimentos e problemas de saúde da população. Por isso, é fundamental que medidas sejam tomadas para minimizar esses efeitos e garantir a segurança e o bem-estar das pessoas afetadas.

Durante o encontro virtual, os coordenadores dos municípios tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e dificuldades enfrentadas em anos anteriores. Essa troca de informações foi essencial para entender melhor as demandas específicas de cada localidade e, assim, buscar soluções mais efetivas e adequadas.

Dentre os assuntos abordados, destacam-se a importância do armazenamento de água, a distribuição de alimentos e medicamentos, a implementação de sistemas de captação de água pluvial e a conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Além disso, foram discutidas formas de estabelecer parcerias com instituições governamentais e não governamentais, visando uma ação conjunta para enfrentar a provável estiagem severa que se aproxima.

Ao final da videoconferência, o coordenador de operações da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel, Adson de Souza, destacou a importância do compartilhamento de informações entre as instituições. “Através do diálogo e da troca de conhecimentos, foi possível definir estratégias de ação que visam minimizar os impactos da estiagem e proteger as comunidades locais”, concluiu.