Início » Pesquisas mostram benefícios da conexão com a natureza para saúde física e mental
Saúde

Pesquisas mostram benefícios da conexão com a natureza para saúde física e mental

Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, é fácil se afastar do poder restaurador da natureza. No entanto, estudos científicos recentes confirmam o que muitos de nós já sabíamos: o contato com a natureza traz benefícios significativos para a saúde, tanto física quanto mental.

Esta relação é tão importante, que há inclusive um termo, criado em 2005, nos Estados Unidos, pelo jornalista Richard Louv, no livro best-seller “Last Child in the Woods” (LCW), para se referir a problemas de saúde física, mental e emocional decorrentes da falta de contato com a natureza, chamado Transtorno do Déficit de Natureza (TDN).

Em um mundo cada vez mais conectado a notebooks, celulares e telas, em geral, o tempo gasto ao ar livre está escasso. Mas pesquisas demonstram que a relação com a natureza pode ser extremamente benéfica, a exemplo da realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, que mostrou como a Floresta da Tijuca, protegida pelo Parque Nacional da Tijuca, ajuda a limpar a atmosfera de hidrocarbonetos, poluentes nocivos para a saúde humana.

Estes dados reforçam a importância das Unidades de Conservação, que permitem o contato direto com ecossistemas preservados e da ação Um Dia No Parque, um evento anual que tem como objetivo principal incentivar pessoas em geral, famílias e comunidades a explorarem as maravilhas das Unidades de Conservação (UCs), como parques e reservas. Este ano, a ação irá ocorrer no dia 23 de julho, em várias regiões do país, para todos os públicos. A data da ação foi escolhida em homenagem à Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que completa 23 anos no dia 18 de julho.

“Estudos mostram que estar perto da natureza tem relação com a melhora de vários índices de saúde e de bem-estar, como a diminuição da pressão arterial, a redução dos hormônios associados ao estresse, a melhora dos batimentos cardíacos, do humor, da função cognitiva, por exemplo. O Um Dia No Parque é, portanto, uma oportunidade de cuidarmos da nossa saúde de uma forma harmoniosa, divertida, gratuita e eficiente, fortalecendo a relação entre parques saudáveis e pessoas saudáveis”, explica Mariana Napolitano, gerente de Conservação do WWF-Brasil.

Além dos benefícios citados por Napolitano, o contato com a natureza ainda proporciona para a saúde física:

Melhora no sistema imunológico: A exposição regular à natureza tem sido associada a um aumento na atividade das células do sistema imunológico, fortalecendo nossa capacidade de combater doenças.

Redução do estresse: A natureza proporciona um ambiente tranquilo e sereno, ajudando a reduzir os níveis de estresse e promovendo um equilíbrio hormonal mais saudável.

Aumento da atividade física: Ambientes naturais encorajam a prática de exercícios físicos, como caminhadas, trilhas e atividades ao ar livre, contribuindo para a melhoria da aptidão física e a redução dos riscos de doenças crônicas.

Além dos benefícios físicos, a conexão com a natureza também traz vantagens para a saúde mental:

Redução da ansiedade e depressão: Estudos mostram que a exposição à natureza diminui os sintomas de ansiedade e depressão, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade.

Aumento da criatividade: A natureza estimula nossa criatividade e pensamento inovador, melhorando nossa capacidade de resolver problemas e gerar ideias.

Aumento da felicidade e bem-estar: Passar tempo em ambientes naturais está associado a um aumento dos níveis de satisfação e felicidade, melhorando a qualidade de vida em geral.

Incorporar atividades ao ar livre e momentos de conexão com a natureza em nossa rotina diária é algo tão importante, que pesquisa publicada no The World Journal of Biological Psychiatry (Revista Mundial de Psiquiatria Biológica) mostrou que isto altera até mesmo a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, região envolvida no planejamento, na regulação das ações e no desempenho cognitivo. Por isso é fundamental incluir caminhadas em contato com a natureza, meditação ao ar livre ou simplesmente passar tempo em um ambiente natural relaxante. Luciana Nogueira, Fisioterapeuta, Montanhista e Voluntária Ambiental, reconhece e busca inserir estes benefícios no tratamento de seus pacientes.

“Formei-me fisioterapeuta, me especializei em Fisioterapia Desportiva e Reabilitação Biomecânica e percebi que as áreas naturais podem ir além de lazer e voluntariado: eu poderia estar nelas para otimizar a reabilitação das pessoas, facilitar a recuperação de lesões e condições limitantes. E, com isso, fazer as pessoas descobrirem potenciais que desconheciam. Levo meus pacientes, atletas ou não, para se exercitarem nos ambientes naturais, praticarem atividades físicas, recuperarem autonomia e bem estar, experimentarem o contato direto com a natureza – já concluído pela Ciência como revigorante e diferencial na reabilitação de patologias diversas, para interagirem com o meio ambiente”.

Compreender o poder curativo da natureza é fundamental para uma sociedade mais saudável e resiliente. Por este motivo, o tema do Um Dia No Parque 2023, além de chamar as pessoas para cuidarem das Unidades de Conservação, lembra dos benefícios da natureza para a saúde física e mental.

Sobre a campanha:

A campanha Um Dia No Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró-UCs, um grupo de entidades comprometidas com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância dessas áreas protegidas.

O tema do Um Dia No Parque 2023 é “É hora de cuidar do nosso lar”. Dando continuidade à ideia de 2022, que teve como tema “De volta ao lar”, graças ao retorno às atividades presenciais após o período da pandemia. O UDNP 2023 quer lembrar as pessoas que é necessário cuidar das Unidades de Conservação e que o contato com a natureza contribui para a saúde física, mental e emocional.

No ano passado, a campanha atraiu mais de 100 mil pessoas de todas as regiões do Brasil para as UCs, proporcionando experiências enriquecedoras e inesquecíveis para crianças e adultos. Neste ano, a expectativa é que este número seja ainda maior, à medida que mais pessoas reconhecem os benefícios significativos que essas experiências podem trazer para o desenvolvimento de todos, inclusive das crianças.

Como Participar? Para participar de uma atividade no Um Dia No Parque, o visitante pode conferir as Unidades de Conservação participantes tanto no Instagram da ação como no site da Coalizão Pró UCs. Além disso, as UCs usam #UmDiaNoParque para mostrarem que fazem parte da ação, facilitando a busca.

Sobre a Coalizão Pró-Unidades de Conservação: O Um Dia No Parque foi idealizado pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, a Rede Pró UC, e é realizado pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, que é formada por empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das unidades de conservação e que juntam forças anualmente para a realização dessa importante ação. A Coalizão é formada pela Rede Pró UC; WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia, Fundação Grupo Boticário, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

Contato de mídia:

Um Dia No Parque 2023 / 23 de julho

Informações no perfil do Instagram: @umdianoparqueoficial

Bárbara Maia (jornalista Rede Pró UC) / barbaramaiap@gmail.com / 41 99624-5797

Fabiani Matos (Jornalista) / umdianoparqueudnp@gmail.com / 41 99643-3650

Sobre o Instituto Semeia 

Criado em 2011, o Instituto Semeia é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos e na sua transformação em espaços produtivos, geradores de emprego, renda, e oportunidades para as comunidades do entorno, sem perder de vista sua função de provedores de lazer, bem-estar e qualidade de vida.

São pilares de sua atuação: a geração e sistematização de conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação; o compartilhamento de informações por meio de publicações e eventos; a implementação e o acompanhamento de projetos com governos de todos os níveis, como forma de testar e consolidar modelos eficientes e que possam ser replicados no país