Início » Caio André pede celeridade na desapropriação de residências em áreas de alagamento na zona sul
Política

Caio André pede celeridade na desapropriação de residências em áreas de alagamento na zona sul

O pleito foi levado ao presidente da CMM por moradores


Reivindicação parte de moradores de áreas do São Lázaro, Crespo e Betânia

Durante pronunciamento da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (17/10), o presidente da Casa, vereador Caio André (Podemos), cobrou celeridade para a desapropriação e indenização de famílias que vivem há uma década às margens de igarapés nos bairros São Lázaro, Crespo e Betânia, localizados na zona sul da capital.

O pedido do parlamentar é um desdobramento de Audiência Pública realizada em agosto deste ano, na qual as demandas das três comunidades foram registradas para que o Poder Executivo tomasse providências. A audiência foi proposta por Caio André a partir de reivindicações de moradores na segunda Câmara Cidadã, realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho deste ano.

No Grande Expediente, o vereador relembrou que um dos encaminhamentos da Audiência Pública, feito à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), seria a revisão dos cálculos de indenização para quem reside na região, tendo em vista a variação de habitações na localidade.

“Naquela área existem residências com comércio, residências com mais de uma família morando em uma casa, que é comum nesse tipo de moradia. Isso tem atravancado o andamento da urbanização daquele igarapé e daquela área tão importante”, disse o presidente da Casa.

Caio André complementou a fala no plenário afirmando que está em contato com o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). O objetivo é dar prioridade às famílias em moradias a serem construídas na localidade.

Famílias – Segundo o parlamentar, mais de 600 famílias estariam cadastradas em programas da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado, como o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e do Interior (Prosamin+), porém, o grupo aguarda uma solução para a questão do valor dos imóveis.

“Isso é de fundamental importância para que nós possamos dar dignidade às famílias, e por conseguinte, nós consigamos urbanizar aquela área, transformar em uma área organizada, com ordem, para que tenhamos o fluxo de águas daquela região correndo da melhor maneira e sem o despejo de resíduos de esgoto não tratado”, disse Caio.

O vereador Kennedy Marques (PMN) assentiu com a fala do presidente da Casa, concluindo sobre os problemas ambientais a serem diminuídos com a urbanização do local.

“Inclusive, quem mora às margens dos igarapés tem a dificuldade de levar o resíduo até um ponto específico, fazendo com que as pessoas joguem nos igarapés, e aí vem toda aquela cadeia de problemas. É muito importante que o município e o Estado possam imediatamente valorizar essas pessoas para que possam habitar um imóvel de melhor qualidade”, afirmou Marques.