Início » Selo que dá emprego a ex-dependentes químicos no Amazonas é aprovado
Política

Selo que dá emprego a ex-dependentes químicos no Amazonas é aprovado

Nesta terça-feira (11), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 266/2023 do deputado Daniel Almeida (Avante) que trará benefícios significativos  à sociedade amazonense.

A lei estabelece a instituição do selo de responsabilidade social “ProAdicto”, que será concedido às empresas do setor privado que operam no Estado do Amazonas e demonstram compromisso com o desenvolvimento de ações voltadas para formação, qualificação, preparação e inserção de pessoas que enfrentam dependência química em determinada substância no mercado de trabalho.

Com a implementação dessa nova medida, as empresas que cumprirem os requisitos necessários para obtenção do selo “ProAdicto” serão reconhecidas por seu engajamento em políticas de inclusão social e terão como objetivo principal oferecer oportunidades de trabalho e reabilitação para aqueles que lutam contra a dependência química.

Além disso, a lei representa um importante passo para a conscientização e o combate ao estigma em torno da dependência química, ao mesmo tempo que fortalece o mercado de trabalho regional.

“Com a efetivação do selo “ProAdicto”, espera-se que tanto as empresas quanto a sociedade em geral valorizem e apoiem iniciativas que visam à reabilitação e reintegração de pessoas com dependência química”, disse Almeida.

A inclusão desses indivíduos no mercado de trabalho não apenas lhes dará uma chance de reconstruir suas vidas, mas também contribuirá para a quebra de estereótipos e a criação de uma cultura de igualdade e respeito.

“Através dessa medida, empresas privadas estarão mais engajadas em ações de inclusão social, auxiliando no enfrentamento dos desafios relacionados à dependência química e promovendo o desenvolvimento sustentável da sociedade amazonense como um todo. Esta é uma iniciativa que fortalece o caminho rumo a uma sociedade mais justa e solidária”, disse Almeida.