Início » Saullo Vianna destaca inclusão da BR-174, entre outros pleitos do Amazonas, no novo PAC, lançado nesta sexta-feira pelo presidente Lula
Política

Saullo Vianna destaca inclusão da BR-174, entre outros pleitos do Amazonas, no novo PAC, lançado nesta sexta-feira pelo presidente Lula

Parlamentar ressaltou importância da estrada e de melhorarias estruturantes para economia do Amazonas, a mobilização da bancada no Congresso e prometeu cobrar para que estas e outras melhorias saiam do papel

Após o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), feito hoje (11/8), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que incluiu a realização de obras estruturantes no Amazonas, como a revitalização da BR-174, o deputado federal Saullo Vianna (União-AM) ressaltou os reflexos positivos na economia do estado das melhorias logísticas anunciadas.

O Novo PAC está direcionando, ao todo, R$ 47,2 bilhões em investimentos, incluindo obras vitais para o Amazonas como a expansão do Terminal Manaus Moderna, além de melhorias nos aeroportos do estado, programas como o Luz para Todos e habitações do Minha Casa, Minha Vida, que também beneficiarão o estado.

“O compromisso do novo PAC não apenas promove um Amazonas mais conectado com obras estruturantes, mas aponta para setores fundamentais como saúde e educação. Com isso, o governo está traçando um caminho sólido para o crescimento regional”, disse Vianna, ressaltando, ainda, a mobilização da bancada do Amazonas no atendimento a antigos pleitos do estado.

No entanto, Saullo Vianna observou que seguirá acompanhando a concretização das obras de modo a garantir que as melhorias saiam, definitivamente, do papel. Sobre a revitalização do Porto da Manaus Moderna, lembrou que fez esta reivindicação de público ao ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, quando lançou a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Navegação Interior, da qual é vice-presidente.

Obras em 18 aeroportos – O novo PAC engloba desde a modernização de aeroportos estratégicos até o impulsionamento do programa Luz para Todos, além das habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida. Vianna enfatizou que essas medidas, além de fomentar o desenvolvimento, também refletem uma visão a longo prazo, com o objetivo de preparar o Amazonas para futuros desafios.

No âmbito da saúde, o deputado enfatizou a construção de unidades básicas de saúde, policlínicas e maternidades, fortalecendo o complexo industrial de saúde e implementando a telessaúde. Na área da educação, a construção de creches, escolas de tempo integral e o incentivo à produção científica visam fortalecer a base educacional do Amazonas.

Saullo Vianna sublinhou que a abordagem abrangente do Novo PAC, que engloba desde infraestrutura até saúde, educação e sustentabilidade, reflete a intenção de construir um Amazonas mais preparado para os desafios do futuro. “Estamos em um momento crucial para o nosso estado. Unamos esforços para garantir que esses investimentos gerem um impacto positivo e duradouro”, concluiu o deputado.

Propostas do AM atendidas

  1. Rodovia BR-174 (126 km) – Adequação com restruturação da pista existente Manaus – Presidente Figueiredo. BR 174/AM (46km) Restauração KM 1093 – Divisa AM/RR
  2. 18 aeroportos do AMAZONAS
    4 atendidos com obras: Coari,Fonte Boa, Parintins,São Gabriel da Cachoeira. 10 atendidos com projeto: Barcelos,Carauari, Eirunepé,Lábrea, Maues, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, Itacoatiara, Manicoré, Apuí.
  3. Revitalização do Porto de Manaus Modena.
  4. Porto de São Raimundo (IP4)
  5. Implantação de UTI no interior do estado do Amazonas.