Início » Venda desenfreada de drogas está dizimando São Francisco
Geral

Venda desenfreada de drogas está dizimando São Francisco

A Patrulha Rodoviária da Califórnia (CHP, em inglês) pode ser mais conhecida pelas perseguições nas rodovias e pelo glamour hollywoodiano de seus policiais motociclistas em programas de televisão. Mas agora a famosa agência está patrulhando as ruas do distrito de Tenderloin, em São Francisco, como parte de um esforço multiagências para reprimir o tráfico desenfreado de drogas que está dizimando a área de 50 quarteirões.

Recentemente, num dia, a CNN assistiu a membros da força-tarefa prenderem um suposto traficante de drogas acusado de vender metanfetamina e fentanil. Com ele foram apreendidos 33 gramas de fentanil, que Andy Barclay, oficial da CHP, estima que, na pior das hipóteses, poderia matar milhares de pessoas.

“Estamos analisando cerca de 16.500 doses fatais de fentanil puro naquele pequeno saco. Sim, 16.500 pessoas poderiam morrer”, disse Barclay.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, lidera a repressão, acrescentando recursos a um problema que não é exclusivo de São Francisco e ganhou destaque nacional à medida que os políticos liberais da cidade são pressionados devido ao aparente aumento da criminalidade.

O gabinete da prefeita de São Francisco, London Breed, diz que o CHP realizou 100 prisões relacionadas a drogas desde 30 de maio. Nos últimos três meses, de acordo com seu gabinete, as agências locais e estaduais prenderam 300 supostos traficantes e apreenderam 103 quilos de drogas, incluindo 56 quilos de fentanil — opioide sintético que é até 50 vezes mais forte que a heroína.

“Estou orgulhoso dos esforços do CHP e do CalGuard para encerrar o oleoduto venenoso do Tenderloin e responsabilizar os traficantes de droga”, disse Newsom um mês após transferir alguns recursos do CHP das autoestradas do estado para as ruas da cidade.

O Tenderloin é considerado o marco zero para o mercado de drogas ao ar livre de São Francisco, que se expandiu após a Covid-19, forçando Breed a declarar estado de emergência em 2021. É comum ver pessoas usando e vendendo drogas.

Dejetos humanos, agulhas usadas e cartuchos de balas estão espalhados pelas calçadas. Toda a miséria fica a poucos passos da popular Union Square da cidade — o bairro comercial central que atrai turistas para seus hotéis e lojas de luxo.

Apesar da grande repressão, residentes e empresários disseram à CNN que não veem os resultados em seu cotidiano.

Ninguém com quem a CNN conversou queria aparecer diante das câmeras por medo de retaliação e assédio, exceto Martha Hughes. Ela mora no Tenderloin há 24 anos.

“Não tenho medo deles. Não tenho medo de nada”, disse. Ela viu a deterioração da área em primeira mão. “Mais viciados em drogas, mais traficantes”, afirmou. “É simplesmente ruim.”

Ela apoia a repressão policial, mas não acha que esteja funcionando. Seu plano é partir quando encontrar uma situação de vida mais acessível.

“Vou me mudar daqui a alguns anos. Tive que fazer uma cirurgia este ano, então não tenho dinheiro, mas vou sair daqui assim que puder pagar. Eu culpo os políticos por tudo isso e eles realmente não parecem se importar. Eles falam muito, mas, na verdade não há ação suficiente”, disse Hughes.

Novo promotor, velhos problemas

Um desses políticos é a promotora distrital de São Francisco, Brooke Jenkins. Ela foi eleita em 2022 depois que os eleitores, fartos do crime, retiraram a ex-procuradora distrital, Chesa Boudin.

“Parece que estamos falhando como líderes municipais”, disse ela à CNN. “Quero que saibam que estou trabalhando todos os dias para garantir que a situação mude. Mas sou apenas uma parte deste sistema. Tive que ser muito sincera sobre o fato de que há outra parte do sistema falhando.”

Jenkins diz que seu escritório abriu quase 1.000 casos de tráfico de drogas e ela tentou deter os infratores mais graves enquanto aguardavam julgamento.

“Infelizmente, eles estão voltando para a rua quase imediatamente depois que a prisão foi registrada”, disse ela, apontando o dedo para os juízes do Tribunal Superior.

CNN não conseguiu confirmar de forma independente as afirmações de Jenkins. O Tribunal Superior de São Francisco não fez comentários.

No ano passado, Jenkins disse que seu escritório apresentou moções para manter 200 dos mais flagrantes traficantes de drogas atrás das grades enquanto aguardam julgamento. Dos 200 pedidos de detenção apresentados, apenas 17 foram concedidos, segundo Jenkins.

Os juízes permitiram que o resto fosse reconhecido. Nestes casos, o acusado concorda em comparecer em tribunal quando necessário e em cumprir quaisquer restrições ou condições impostas. Em alguns casos, disse Jenkins, os suspeitos não retornaram para as datas das audiências ou infringiram a lei enquanto esperavam em liberdade

“Não vou assumir a culpa se os meus promotores entraram e argumentaram que essas pessoas deviam permanecer sob custódia. Os juízes não estão fazendo a sua parte e isso precisa ser revelado”, disse Jenkins.

CNN Brasil