Início » Grupo Chibatão recebe visita técnica da Antaq e representantes de empresas Camorim, Soamar e do SindaRio
Geral

Grupo Chibatão recebe visita técnica da Antaq e representantes de empresas Camorim, Soamar e do SindaRio

Nesta segunda-feira, o Grupo Chibatão, um dos principais players do setor portuário no Brasil, abriu suas portas para receber uma delegação de representantes proeminentes do setor marítimo. A visita técnica contou com a presença de figuras influentes, incluindo o Sr. Wilson Pereira de Lima Filho, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), e o Sr. José Carlos Ribeiro Gomes, vice-presidente do Sindicato das Agências de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (SINDARIO).

A delegação também incluiu o Sr. Márcio Prado Maia, presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR/RIO), e Carlinhos Camorim, presidente e diretor da Camorim Serviços Marítimos. A visita proporcionou uma rara oportunidade para essas personalidades conhecerem de perto as operações do Porto Chibatão, um importante polo de inovação e tecnologia no transporte aquaviário.

O Sr. Wilson Pereira de Lima Filho, diretor da ANTAQ, expressou sua admiração pelas instalações do Porto Chibatão, afirmando: “É algo muito bonito de ver. Fiquei extremamente impressionado com as instalações do Porto Chibatão”, disse ao elogiar o legado deixado pelo administrador e fundador do grupo, José Ferreira de Oliveira, conhecido como Senhor Passarão.

Durante a visita, os anfitriões do Grupo Chibatão apresentaram os detalhes de suas operações diárias, destacando a infraestrutura de ponta e a ênfase na automação, especialmente nos guindastes elétricos (LBS), que não apenas aumentam a eficiência, mas também contribuem para a redução de resíduos e impactos ambientais.

Os membros tiveram a oportunidade de explorar as instalações do porto, incluindo áreas de carga e descarga, espaços de armazenamento e a área de entreposto, que simplifica a importação de mercadorias, dispensando o pagamento imediato de impostos. Além disso, foram apresentados aos diferentes tipos de cargas frequentemente movimentados pelo porto e ao sistema de monitoramento por câmeras com tecnologia OCR (Controle de Reconhecimento Óptico), usado nas entradas e saídas do porto.

Durante as interações, foram compartilhadas informações sobre os procedimentos portuários, atendendo às necessidades do mercado, e foram destacadas as ações em prol da sustentabilidade. O Sr. Márcio Prado Maia, presidente da SOAMAR/RIO, ressaltou o compromisso do Porto Chibatão com a excelência, declarando: “Assumo que hoje estou impactado com a grandeza, profissionalismo e a beleza que foi construído aqui”.

O presidente e diretor da Camorim Serviços Marítimos, Carlinhos Camorim, também participou da visita, enriquecendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as partes. A visita técnica ao Porto Chibatão promoveu uma rica troca de conhecimento e experiência, consolidando ainda mais a posição da empresa como líder no setor de transporte aquaviário. O encontro demonstrou o compromisso contínuo do Grupo Chibatão em impulsionar a excelência e a responsabilidade ambiental em suas operações.

Por sua vez, o Sr. José Carlos Ribeiro Gomes, vice-presidente do SINDARIO, compartilhou seu choque positivo ao vivenciar a realidade do Porto Chibatão: “Fiquei surpreendido vendo uma realidade completamente diferente, é uma coisa que serve de exemplo para o Brasil”.