Início » Destinos Inteligentes prestigia acordo entre Cascais e RJ
Notícias Corporativas

Destinos Inteligentes prestigia acordo entre Cascais e RJ

Startup paulista Destinos Inteligentes esteve em evento que celebrou a parceria entre Brasil e Portugal a convite da smat city portuguesa de Cascais, no Rio de Janeiro que vai abrigar o teste prático do programa Aceleração EmbraturLAB

A startup de tecnologia do turismo Destinos Inteligentes recentemente prestigiou a cerimônia de celebração do acordo de aproximação entre o município de Cascais e o Rio de Janeiro para fortalecer os laços culturais, comerciais e industriais entre Portugal e o Brasil.

Realizado no Palácio das Laranjeiras, o concorrido evento foi organizado pela secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e reuniu diversas autoridades de ambos os países, entre as quais, o Governador Claudio Castro e o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. A Destinos Inteligentes participou do evento, no início do mês passado, a convite do presidente da Associação de Turismo de Cascais Visitors and Convention Bureau Bernardo Corrêa de Barros, responsável pela promoção internacional da oferta turística da cidade portuguesa.

Segundo o presidente da Associação de Turismo de Cascais “esta parceria promove, da melhor forma, o intercâmbio de conhecimentos e oportunidades entre as duas cidades e os dois países. Este acordo reflete o compromisso de ambas as partes em fortalecer os laços culturais, comerciais e industriais, além de incentivar o turismo e a cooperação mútua”. 

O convite para participar do evento surgiu após uma visita técnica do diretor de tecnologia e desenvolvimento da Destinos Inteligentes, Edimar Martins, para conhecer de perto a experiência da cidade de Cascais reconhecida como smart city europeia, pela introdução da tecnologia na gestão da cidade e na melhoria de vida dos moradores e dos visitantes. Nela, foi recebido, justamente pelo presidente Bernardo Corrêa de Barros. “A Destinos Inteligentes está sempre buscando benchmarks no mercado de turismo e acompanhando as tendências mundiais. Cascais é uma referência mundial em Smart Cities e Smart Destination e fomos estudar o que ela tem de melhor, para que possamos incorporar em nossos produtos, propiciando a nossos clientes atuais e clientes futuros um produto inovador e alinhado com as melhores práticas mundiais”, celebra Edimar Martins.     

Cooperação: Embratur e Turismo de Portugal

A aproximação entre Cascais e o Rio de Janeiro é fruto do acordo de cooperação bilateral para intercâmbio de boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros formalizada durante a XIII Cimeira Luso-Brasileira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pelos presidentes dos dois países – Luiz Inácio Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa.

O acordo está sendo implementado pela Embratur- Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e o Turismo de Portugal e prevê a colaboração técnica entre as entidades dos dois países e formaliza a partilha de dados e tecnologia de informação, bem como o intercâmbio de experiências positivas de ações de promoção do turismo, de inovação e de sustentabilidade.

No âmbito desta parceria, está igualmente previsto “o planeamento e execução de estratégias de promoção que aumentem o fluxo de turismo entre os dois países”. 

Aceleração EmbraturLAB

A Destinos Inteligentes foi selecionada para o programa Aceleração EmbraturLab, fruto da parceria entre a Embratur e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina.

Nos próximos três meses, a startup paulista participará de mentorias e workshops para impulsionar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar a governança, o comércio e a experiência dos turistas no Brasil. Após este período, as startups mais promissoras terão a oportunidade de realizar uma prova de conceito, um teste prático na cidade do Rio de Janeiro, como uma etapa adicional ao programa de aceleração.

“Temos a chance de nossas soluções tecnológicas serem amplamente promovidas pela Embratur e serem adotadas nacionalmente, beneficiando os turistas que visitam o Brasil e o setor do turismo como um todo, tanto o trade turístico quanto a governança”, destaca Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes.

Destinos Inteligentes

A Destinos Inteligentes desenvolveu um Sistema de Gestão Inteligente do Turismo, composto por um painel de gestão para a governança e um guia turístico digital para o turista. Os dados lançados no sistema dão ao gestor uma visão consolidada sobre a distribuição do inventário, a capacidade de atendimento dos atrativos e meios de alimentação, a quantidade de leitos da hotelaria, a geração de empregos diretos e indiretos, a segmentação turística da cidade, informações sobre acessibilidade, atendimento em idioma estrangeiro, tipo de público, entre muitos outros indicadores.

Estes dados compõem a base de informações do aplicativo mobile para turistas e moradores, além de divulgar e promover o trade, os eventos e os roteiros locais. Questionários de avaliação podem ser elaborados e aplicados automaticamente, de acordo com a geolocalização do usuário.

Em suma, as cidades e regiões dispõem de um guia turístico digital oficial e gratuito, com mapa interativo, no qual é possível explorar os pontos turísticos, informar-se sobre o calendário de eventos, escolher os meios de hospedagem e de alimentação, elaborar seus próprios roteiros, conhecer os serviços e estabelecimentos comerciais e conhecer as rotas da região. Tudo de forma prática e intuitiva, 100% geolocalizado, em dez idiomas, com informações sobre acessibilidade, se aceita animais, horários de funcionamento, formas de pagamento, imagens ilustrativas e demais informações.

A partir dos dados gerados pelo aplicativo, em tempo real, é possível acessar através do painel de gestão informações atualizadas e dinâmicas, como por exemplo: as palavras mais buscadas, o fluxo de turistas, avaliar os resultados dos questionários de opinião (estudos de demanda), bem como o acesso ao Dashboard com mais estatísticas e relatórios.

A Destinos Inteligentes já está em operação em 55 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará.

App na Apple Store e Google Play – http://www.destinosinteligentes.tur.br/app.html

Plataforma de Gestão Inteligente do Turismo: comercial@destinosinteligentes.tur.br