Início » Ifam anuncia editais com vagas em cursos técnicos e de graduação
Amazonas Destaque

Ifam anuncia editais com vagas em cursos técnicos e de graduação

Foto: Divulgação

As vagas são para Manaus e interior. Cursos são para o ano letivo de 2024

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) divulgou os editais com mais de 3 mil vagas para cursos técnicos e de graduação no ano letivo de 2024. As inscrições terão início às 9h da próxima segunda-feira (27) e vão até às 19h do dia 12 de dezembro deste ano, podendo ser realizadas no site da instituição, com inscrições gratuitas.

As oportunidades abrangem Manaus e municípios do interior do estado. O Processo Seletivo 2024/1 engloba diversas modalidades de ensino, desde o ensino médio até o superior, com aproximadamente 3,6 mil vagas para cursos técnicos de nível médio em três modalidades diferentes, e cerca de 400 vagas para o nível superior.

As modalidades incluem a seleção para cursos técnicos de nível médio na forma integrada, com aproximadamente 2.000 vagas distribuídas entre os campus da capital e do interior, onde a seleção será feita com base nas notas de Português, Matemática e Ciências do 7° e 8° anos do Ensino Fundamental. Esses cursos são destinados exclusivamente a pessoas com menos de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental.

Os cursos técnicos de nível médio na forma integrada na modalidade EJA oferecem cerca de 300 vagas, distribuídas entre a capital e o interior, com seleção também baseada nas notas de Português, Matemática e Ciências do 7° e 8° anos do Ensino Fundamental. Esses cursos são voltados exclusivamente para pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído o Ensino Fundamental.

A seleção para cursos técnicos de nível médio na forma subsequente prevê aproximadamente 1.300 vagas, distribuídas entre os campus da capital e do interior, com seleção baseada nas notas de Português, Matemática, Física, Química e Biologia do 1° e 2° anos do Ensino Médio. Esses cursos são destinados a quem concluiu o Ensino Médio.

Para os cursos de graduação, estão disponíveis 400 vagas divididas entre os campi da capital e do interior. A seleção ocorre por meio de edital próprio do Ifam, com seleção baseada nas notas do ENEM das edições de 2020, 2021 e 2022, além do SiSU 2023.