Início » Mostra Mundo Árabe de Cinema começa dia 31 de agosto em São Paulo
Notícias Corporativas

Mostra Mundo Árabe de Cinema começa dia 31 de agosto em São Paulo

Com 10 filmes inéditos, Mostra acontece no CineSesc. A abertura será realizada no dia 31 de agosto, às 20h30, com o filme “Ventre Materno”. A programação inclui dois debates, nos dias 1º e 5 de setembro. A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e do Instituto do Sono.

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, em correalização com o Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio, promoverá, de 31 de agosto a 6 de setembro de 2023, a 18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Celebrando a diversidade dos países árabes, em formato 100% presencial, a mostra traz 10 filmes inéditos. A abertura, com o filme “Ventre Materno”, será realizada dia 31 de agosto (quinta-feira), às 20h30, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo, em sessão gratuita; os ingressos devem ser retirados a partir das 19h na bilheteria).

A programação inclui dois debates, nos dias 1º e 5 de setembro. A Mostra tem patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e do Instituto do Sono.

Idealizada por Soraya Smaili e com curadoria de Arthur Jafet, a Mostra Mundo Árabe de Cinema tem na temática social seu fio condutor da edição deste ano. “As produções tratam de elucidar temas em voga nas sociedades do Mundo Árabe, como o avanço dos direitos das mulheres, a busca por mais direitos civis, políticos e sociais, bem como a releitura de acontecimentos que esculpiram a realpolitik da região”, frisa o curador.

“Mais uma vez estamos realizando a Mostra, que é importante e foi idealizada há mais de 18 anos. Desde o início do Instituto da Cultura Árabe, praticamente, já tínhamos esse desejo de realizar atividades relacionadas ao cinema, que tem produções muito ricas, abundantes, com temáticas diversas e que se relacionam e sempre dialogam com as questões do mundo contemporâneo”, ressalta Soraya Smaili. “É importante também salientar que essa é a primeira Mostra totalmente presencial, depois de termos tido três anos de Mostras virtuais – os dois primeiros anos 2020-2021, totalmente virtuais, e 2022 em formato híbrido – e agora totalmente presencial no CineSesc, com atividades como debates, e filmes cuidadosamente escolhidos pela curadoria. Estamos muito orgulhosos de trazermos novamente para o público brasileiro a produção que dialoga e que traz um pouco das questões contemporâneas, mas também do mundo árabe e dos países que atuam e que têm uma tradição muito grande em termos culturais”, completa.

Serviço:

18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Onde: CineSesc – Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo | telefone: (11) 3087-0500 | sescsp.org.br/cinesesc

Abertura: 31 de agosto (quinta-feira), às 20h30, com o filme “Ventre Materno” (em sessão gratuita; os ingressos devem ser retirados a partir das 19h na bilheteria).

Em cartaz: de 31 de agosto a 6 de setembro

Programação: https://mundoarabe2023.icarabe.org/