Início » Idam leva desenvolvimento sustentável a Borba com programas de mecanização
Amazonas

Idam leva desenvolvimento sustentável a Borba com programas de mecanização

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), tem levado ações de mecanização a produtores rurais de Borba (distante 151 quilômetros de Manaus), beneficiando 25 produtores com o programa. A atividade está beneficiando produtores do ramal do Jatuarana.

As atividades, que começaram em janeiro, continuam com atendimentos de mecanização a 16 plantios de melancia e 9 melhoramentos de pastagem, totalizando até agora 30 hectares.

“Com o apoio do Governo do Estado, através do Idam, em menos de 2 anos já percebemos a melhoria na qualidade da pastagem no município de Borba. Hoje temos pecuaristas já em início de trabalho com silagem para criação de gado confinado”, ressaltou o gerente da unidade local em Borba, o técnico agrícola Aguinaldo Rodrigues.

Segundo Aguinaldo, as ações foram realizadas com maquinário cedido pelo Governo do Estado, com trator, arado, niveladora e calcareadeira. A iniciativa permite o preparo do solo para atividade agropecuária e assegura o desenvolvimento do setor primário no município de Borba.

Programas 

O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror), conforme o termo de convênio n° 04/2015 (Sepror / Agência de Fomento do Estado Amazonas – Afeam / Idam).

O Pró-Calcário é um programa voltado para a correção da acidez do solo através da adição de calcário. Juntamente a isso, o Governo do Estado também tem trabalhado para que o setor primário tenha mais máquinas e equipamentos, a fim de aumentar a produtividade.