Início » Cras do bairro Colônia Terra Nova é entregue após reforma
Manaus

Cras do bairro Colônia Terra Nova é entregue após reforma

O prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou, nesta terça-feira, 23/1, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Terra Nova, localizado na avenida Itapemirim, nº 230, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da capital. A cerimônia marcou a entrega de um espaço totalmente revitalizado, proporcionando um ambiente mais confortável, seguro e digno para usuários e servidores.

O equipamento social, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), passou por uma abrangente reforma, incluindo melhorias nos ambientes internos e externos.

“Esta é a décima terceira, das 22 estruturas de assistência social que estamos reformando. Este equipamento irá beneficiar mais de 38 mil famílias, abrangendo diversas comunidades e bairros. Ao vir aqui, prometi a reforma e a melhoria desse espaço nos padrões de qualidade da Prefeitura de Manaus. Este local é um ponto diário de acolhimento, porta de entrada da assistência social para aqueles que mais necessitam. As pessoas em situação de vulnerabilidade precisam de um ambiente de qualidade para serem atendidas, e essa foi nossa determinação”, enfatizou o chefe do Executivo municipal.

Entre as melhorias no espaço, foram efetuadas as trocas de pisos e revestimentos cerâmicos nos banheiros, acompanhadas da substituição de louças sanitárias, acessórios e metais; serviços elétricos, hidráulicos e o reforço da segurança; além da substituição das telhas, divisórias e forro.

“Reinaugurar o Cras Terra Nova é reduzir a vulnerabilidade social promovendo o desenvolvimento através do atendimento humanitário que o Cras desempenha. Hoje, a população do bairro Terra Nova recebe uma unidade inteiramente revitalizada, após anos de abandono”, disse o vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta.

Para o titular da Semasc, Eduardo Lucas, a presença do Cras na comunidade é motivo de grande felicidade. Ele destaca ainda a importância desse equipamento na política de assistência social, que por ser da comunidade a conquista é ainda mais significativa.

“A comunidade reivindicou, levei essa demanda ao prefeito, que veio aqui, enfrentamos obstáculos, pois alguns empresários não queriam que saíssemos de lá, famílias que haviam ocupado o prédio há mais de oito anos resistiam à nossa entrada. Agora, as pessoas serão atendidas praticamente na porta de casa, tendo acesso ao Cadastro Único, Bolsa Família, BPC, e serviços de convivência e fortalecimento de vínculos”, afirmou o secretário.

Este representa o 13º equipamento revitalizado, fruto de emendas parlamentares concedidas pelo então deputado federal Marcelo Ramos, totalizando um investimento aproximado de R$ 5 milhões, em junho de 2022. Além dos 12 Cras, uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também foi submetida a um processo abrangente de revitalização.