Início » Saúde da Mulher: unidade móvel da prefeitura atende em novo endereço na zona Oeste
Manaus

Saúde da Mulher: unidade móvel da prefeitura atende em novo endereço na zona Oeste

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que atende as usuárias da zona Oeste, passa a funcionar em novo local a partir desta segunda-feira, 22/1. Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a estrutura será reposicionada na rua Lago Maori (antiga rua Encontro das Águas), s/nº, na comunidade Pontal da Cachoeira, no bairro Tarumã. A previsão de funcionamento no endereço é até o dia 9/2.

As unidades itinerantes que atendem as moradoras das zonas Norte e Leste continuarão funcionando em suas localizações atuais até a próxima sexta-feira, 26/1, depois do que serão realocadas em novos endereços em suas respectivas áreas de abrangência.

Na zona Norte, a unidade móvel voltada à população feminina está posicionada na avenida da Conquista, s/nº, no conjunto Viver Melhor, 1ª etapa, próximo da feira do residencial, no bairro Lago Azul. Já as usuárias da zona Leste estão recebendo assistência da unidade móvel na rua Rio Miriti (antiga rua 9), nº 40, bairro São José Operário.

Há seis meses em funcionamento, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher integram a estratégia da Semsa para reforço da cobertura da atenção primária, com ênfase no pré-natal e no diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. O serviço conta com três estruturas, que atendem, respectivamente, as zonas Leste, Norte e Oeste da cidade, atuando nas áreas mais carentes de assistência.

Entre os serviços ofertados nessas unidades estão consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassonografia, atendimento pré-natal, planejamento reprodutivo, coleta e exame preventivo, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e dispensação de medicamentos.

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h, com atendimento exclusivo para o público feminino. O agendamento é feito nas próprias unidades, mediante apresentação do documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).