Início » Em Parintins, Programa de Assistência Familiar da ADS beneficia mais de 600 famílias carentes 
Agro

Em Parintins, Programa de Assistência Familiar da ADS beneficia mais de 600 famílias carentes 

ADS adquiriu a produção rural de oito agricultores familiares e destinou alimentos a duas instituições sociais 

Com o duplo objetivo de incentivar a produção rural dos agricultores familiares e, ao mesmo tempo apoiar instituições sociais do município de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), do Governo do Amazonas, por meio do Programa de Assistência Familiar (Paf), destinou alimentos a duas instituições assistenciais do município, o Instituto de Autismo de Parintins (Iapin) e a Associação Por Moradia do Bairro Castanhal (AMBC). 

O Instituto de Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (Iapin), é uma das instituições contempladas com a doação dos alimentos, depois de ser selecionada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). 

O Instituto existe há três anos e presta atendimento a 586 famílias cadastradas, com 150 crianças que recebem assistência diariamente . “Nós já recebemos outras vezes, muito nos alegra ser beneficiado com essa doação”, disse Marilene Azevedo, representante do Iapin. 

A Associação Por Moradia do Bairro Castanhal (AMBC) também foi beneficiada. Os técnicos da ADS entregaram os alimentos diretamente a 100 famílias carentes cadastradas na associação, nesta terça-feira (27/06).  

A vice-presidente da AMBC, Maysa Nunes, destacou a importância da doação dos alimentos. “Atendemos mais de 500 famílias aqui dentro do bairro Castanhal, e esse programa de assistência familiar para a nossa comunidade é muito importante. É um grande auxílio porque vamos atender nosso público, que na maioria das vezes são autônomos ou estão desempregados.  

Sobre o Paf

Paf é um programa desenvolvido pela ADS, que promove o acesso à alimentação a famílias em vulnerabilidade social e incentiva a agricultura familiar e a piscicultura. O Governo do Estado compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e instituições sociais.  

Com essa aquisição em Parintins, a ADS está investindo R$ 40 mil na compra de aproximadamente 5 toneladas de produtos, entre banana prata e pacovan, macaxeira, farinha amarela, maxixe, pimenta de cheiro, cará roxo, beneficiando 8 produtores rurais. Polpas de frutas também deverão ser entregues ao longo da semana. 

Em 2022, o PAF movimentou R$ 25,8 milhões, beneficiando 180 produtores rurais, 16 associações e 12 cooperativas no Amazonas. 

“Essa é a forma de o Governo do Estado apoiar essas famílias. Somos conscientes da necessidade de que esses alimentos cheguem à população. Essa é uma forma de fornecermos alimentos de qualidade e também de ajudar o produtor”, comentou o chefe de departamento de negócios agropecuários e pesqueiros da ADS, Edson Luniere.