Início » Exército reitera proibição de manifestações para celebrar golpe militar e promete punição
Brasil Destaque

Exército reitera proibição de manifestações para celebrar golpe militar e promete punição

O comandante do Exército, Tomás Paiva, reiterou, em diferentes ocasiões, a proibição de militares da ativa se manifestarem ou celebrarem o aniversário do golpe militar, neste dia 31 de março. O chefe da Força destacou a determinação em uma reunião presencial com generais, no mês passado, e em um comunicado emitido pela rede interna do Exército assinado pelo próprio Tomás Paiva.

Integrantes da Força relataram à coluna que o comandante deixou claro que serão punidos os militares da ativa que participarem de celebrações ou se manifestarem comemorando o golpe, nesta sexta-feira.

Como informou a coluna, a partir deste ano o Exército não divulgará mais a mensagem referente ao aniversário do golpe militar, em 31 de março. A orientação está alinhada à estratégia traçada pelo ministro da Defesa, José Múcio.

Sobre a decisão, o general Tomás Paiva tem avaliado que o “normal” é não haver qualquer leitura da ordem do dia sobre a data, já que a última vez que a mensagem havia sido divulgada foi em 2007. As mensagens foram retomadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro nos seu primeiro ano de governo, em 2019, e o texto passou a ser divulgado por sua determinação pelo Ministério da Defesa.

De O Globo.