Início » Prefeitura realiza passeio com usuários do Creas em zoológico de Manaus
Manaus

Prefeitura realiza passeio com usuários do Creas em zoológico de Manaus

Buscando desenvolver e ofertar ações que promovam o pleno exercício da cidadania e o acesso a lazer e educação à população vulnerável da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 16/6, um passeio pelas instalações do zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), zona Oeste, com famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI) e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas referenciados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Norte.

Ao todo, 30 usuários do equipamento foram convidados a conhecer o espaço e os mais de 160 animais alojados nele.

“É um momento em que esses usuários têm a oportunidade de olhar para além de seus contextos de vulnerabilidade, sejam eles a violação de direitos ou cometimento de atos infracionais, e ter acesso a novas experiências em comunidade, experiências positivas. É um momento em que buscamos proporcionar a essas famílias a perspectiva de que existem muitos outros lugares, espaços e possibilidades de vida além dos contextos em que estavam ou continuam inseridas”, explicou Francinete Ramos de Andrade, psicóloga do Creas Norte e uma das responsáveis pela programação.

Acompanhado da esposa e dos cinco filhos, o usuário E. S. Q. elogiou o passeio e agradeceu a oportunidade de conhecer o espaço.

“Foi uma manhã realmente muito legal e a equipe do Creas está de parabéns pela iniciativa. Infelizmente eu não tenho condições financeiras de custear um passeio como esse, mas hoje fomos trazidos aqui, meus filhos amaram e foi tudo muito maravilhoso, então realmente só tenho a agradecer”, concluiu.

Quem também participou e elogiou a iniciativa foi o estudante M. H., de 17 anos. “Foi ótimo, tudo muito divertido e diferente. Espero poder visitar o lugar mais vezes”, disse.

Horário de funcionamento do zoológico

A visitação ao zoológico do CIGS funciona das 9h às 16h durante a semana (terça à sexta-feira) e das 9h às 16h30 aos sábados, domingos e feriados.

A taxa para visitação atualmente custa R$ 10 para visitantes que comprovem a naturalidade amazonense por meio da apresentação do documento de identidade e R$ 20 para visitantes de outros estados. Crianças de até 12 anos de idade, idosos acima dos 60 anos e Pessoas com Deficiência (PcDs) são isentos da taxa.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Manaus conta com cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que ofertam atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, mas cujo os vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, visando a orientação e o convívio social, familiar e comunitário.

Os principais casos atendidos nos Creas, através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) são: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e etnia.

Além do PAEFI, oferta-se também o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Liberdade Assistida.