Início » Com avanço de obras, prefeitura confirma data de entrega das primeiras intervenções do ‘Nosso Centro’
Manaus

Com avanço de obras, prefeitura confirma data de entrega das primeiras intervenções do ‘Nosso Centro’

Com a data de 23 de dezembro confirmada para a entrega das primeiras obras do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida para Manaus, os trabalhos no complexo de São Vicente seguem a todo vapor e com grande evolução nas últimas semanas.

A empreitada movimenta o início da avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul.

O que antes era retrato de abandono e vazio urbano, hoje ganha configurações de espaço em requalificação, como é o caso do mirante Lúcia Almeida.

No edifício, estão em execução a cravação das estacas prancha; reboco de vigas; reforço estrutural de pilares (armação/ forma/ concretagem); reforço estrutural de lajes com still deck; e emestramento de pilares e vigas.

“Em visita com o prefeito David Almeida, pudemos acompanhar o cravamento das estacas pranchas e os primeiros acabamentos de pilares, alguns detalhes técnicos da evolução da obra. E, o prazo de 23 de dezembro está mantido”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). A autarquia assina o projeto arquitetônico.

Atravessando a rua, o casarão Thiago de Mello ganha contornos do que era um casario do século 19, tendo recebido aterro e nivelamento do piso térreo, transformando em um espaço único para exposição. As fachadas tiveram emassamento e selador, enquanto são feitas as instalações elétricas e de drenos de ar-condicionado. Paralelamente, estão em execução o contrapiso e a execução da laje técnica metálica no imóvel.

O casario eclético de dois pavimentos é datado de 1908 e classificado como uma unidade de interesse de preservação de segundo grau, de acordo com Decreto 7.176/2004. A casa chegou a abrigar o depósito da firma Sinfrônio & Companhia.

O espaço recebe serviços para sua reconfiguração e reuso para se transformar em um museu e espaço de exposição e convivência no centro histórico. Somado ao largo, essa trinca de intervenções promete ser um caso emblemático de regeneração urbana e reabilitação do centro da capital.

“O complexo será um exemplo de como investimentos da prefeitura em espaços públicos podem ser uma estratégia efetiva para desenvolver a economia local, dar valor e expressão ao pertencimento dos moradores do entorno e empoderar a confiança para novos negócios”, explicou o diretor de Planejamento da autarquia, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Além de pertencimento, orgulho e autoestima serão fomentados com os novos espaços públicos que estão sendo reformados e restaurados no território, que tem uma vista incrível para o rio Negro. A grande área pública foi pensada para todos os tipos de públicos, de crianças a adultos, com acessibilidade e conexão entre os prédios. Será algo que está sendo construído no presente e terá reflexo direto no futuro, para filhos e netos de moradores e visitantes do espaço.

Casarão

O casarão Thiago de Mello faz parte de um conjunto arquitetônico de grande relevância para a cidade, em razão da sua localização na rua Bernardo Ramos, uma das vias mais antigas de Manaus. Localiza-se em área de tombamento federal, na vizinhança de outros edifícios históricos, como o casarão de São Vicente, Centro Cultural Óscar Ramos, Museu da Cidade de Manaus, praça Dom Pedro II, Casarão da Inovação Cassina, Palácio Rio Branco, dentre outros.