Início » Presença feminina: Mulheres representam mais da metade dos profissionais da Vigilância em Saúde do Amazonas
Destaque Manaus

Presença feminina: Mulheres representam mais da metade dos profissionais da Vigilância em Saúde do Amazonas

A Vigilância em Saúde do Amazonas tem se destacado pela presença feminina em suas equipes. As mulheres têm mostrado competência e dedicação no enfrentamento de desafios relacionados à saúde pública, com destaque para a prevenção e enfrentamento às doenças, com a pandemia de Covid-19 como ocorrência mais recente.

Na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), 61,6% dos profissionais são mulheres. Dos 626 funcionários da FVS-RCP, são 386 mulheres, sendo 47 delas assumindo cargos de liderança da instituição na posição de direção-presidência, coordenação, supervisão, gerência e assessoria.

Elas estão presentes em diversas áreas, como epidemiologia, imunização, controle de doenças, vigilância sanitária, ambiental e laboratorial, além de pesquisa científica. “São responsáveis por planejar, coordenar e executar atividades que visam prevenir doenças. Mulheres altamente capacitadas e comprometidas com a promoção da saúde pública”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Mulheres da Vigilância

Assunto presente na vida da população, a vacinação contra a Covid-19 no Amazonas é liderada por uma mulher. A enfermeira Angela Desirée, é gerente de Imunização do estado, estando à frente da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), pela FVS-RCP.

“A nossa função é a manutenção da saúde da população através da prevenção de doenças imunopreveníveis. Não desconsiderando a gestão masculina, mas nós, mulheres, temos facilidade em nos comunicar mais e temos grande potencial de articulação das estratégias por meio da busca de informação”, destaca Angela.

A bióloga Emily Marcele Silva atua no enfrentamento à malária no Amazonas como integrante da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV) – Malária. “Eu me sinto muito honrada em trabalhar nessa gerência por conta de toda a importância do controle da endemia para o Amazonas. Nós, mulheres, temos a capacidade forte de nos colocarmos no lugar do outro, o que facilita muito o trabalho de articulação”, destaca a bióloga.

‘Mulher Cidadã Amazonense’

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, foi homenageada, nesta quarta-feira (08/03), recebendo o diploma “Mulher Cidadã Amazonense” destinado a agraciar mulheres que  contribuem com o Amazonas na prestação de serviços relevantes à sociedade. A homenagem ocorreu, em sessão especial, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Ainda, nesta quarta-feira (08/03), a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima, na solenidade de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, da Câmara Municipal de Manaus.

Com informações da assessoria.