Início » Produtora 1coletivo lança primeira obra no Teatro Amazonas e concorre à premiação no Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte
cultura

Produtora 1coletivo lança primeira obra no Teatro Amazonas e concorre à premiação no Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte

A produtora 1coletivo lança na quinta-feira, 24/8, o curta-metragem “Meus pais, meus atores preferidos” na 5° edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. O filme mistura documentário e ficção para contar a história de Lubia e Ednelson, um casal com mais de 20 anos juntos, que passam a relembrar momentos de antes e depois de se conhecerem. A exibição do filme acontece no Teatro Amazonas, a partir das 17 horas, dentro da programação da ‘Mostra Amazônia’, concorrendo à prêmios.

O filme é dirigido e roteirizado por Gabriel Bravo de Lima, filho dos protagonistas, e que foi premiado com ‘Melhor Roteiro’ na edição de 2020 do Olhar do Norte. Neste novo projeto, o diretor aborda memórias de momentos específicos das trajetórias de seus pais, como a depressão do avô materno e a busca de Ednelson para encontrar os pais biológicos.

“A ideia surgiu primeiramente por perceber meus pais como grandes contadores de histórias, e que acima de tudo eles tinham traumas não resolvidos no passado. Coisas que eles pouco conversavam na minha frente, mas eram tão fortes que não pude deixar de perceber”, afirma o cineasta. 

O projeto foi realizado de forma independente e contou com a ajuda de amigos para ser posto em prática. “A primeira ideia do filme surgiu em junho de 2022, e desde lá fomos pensando em maneiras de conseguir colocar em prática esse curta”, diz o produtor-executivo de ‘Meus pais, meus atores preferidos’, Walter Franco.

Por falar sobre memórias e sentimentos, o filme utilizou recursos que adequassem a dificuldade financeira do projeto à estética do filme. Assim, objetos pessoais como fotografias antigas e roupas cedidas à produção por conhecidos solucionaram algumas questões cênicas da obra. Já para a captação de imagem, foi escolhida uma câmera de vídeo antiga, do final dos anos 2000, para remeter uma estética de arquivo familiar.

Para Juliana Lira, Diretora de Fotografia, “foi uma experiência interessante trabalhar com uma câmera mais antiga, sinto que nós conseguimos explorar, de alguma forma, as possibilidades desse equipamento e de trazer essa estética de filmagens caseiras”.

1COLETIVO

Além de buscar retratar uma história tão pessoal, ‘Meus pais, meus atores preferidos’ foi idealizado como um desafio dos realizadores em tentar produzir uma obra de cinema. Assim, após concluir as filmagens do curta, Gabriel Bravo de Lima, Juliana Lira e Walter Franco decidiram abrir a produtora 1coletivo, como uma forma de enraizar ainda mais o futuro do grupo no cenário artístico da região.

Além do audiovisual, a 1coletivo quer desenvolver parcerias com as mais diversas formas de arte que se manifestam no Amazonas. O foco é explorar narrativas e estéticas, abraçando novas ideias e experimentações, e buscando sempre prezar pela autonomia dos artistas em suas produções.

“Acredito que o foco da 1coletivo seja essa experimentação de narrativas, experimentações que tem todo potencial de se tornar algo grande e caminhar para outros lugares”, diz Juliana Lira, sócia da produtora.

A 1coletivo está em fase de pré-produção de um curta-metragem e desenvolvendo o roteiro de outros projetos de artistas de Manaus. 

“Quero que a gente possa contribuir com a arte no Amazonas a partir de uma rede de apoio. A ideia da 1coletivo nasce disso: abraçar diversas formas de arte e apoiar qualquer artista que queira por um projeto em prática”, diz Walter Franco.

Para mais informações:

1coletivo: 1coletivocontato@gmail.com 

Walter Franco: 984694848 | walter.rodrigues4224@gmail.com