Início » FEI participa do VI Encontro do Povo Mura, em Careiro da Várzea
Amazonas

FEI participa do VI Encontro do Povo Mura, em Careiro da Várzea

Encontro debate temas relacionados ao território e bem-estar da etnia

A Fundação Estadual do Índio (FEI) esteve participando do VI Encontro do Povo Mura na aldeia Mura Tukumã, localizada no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus). O evento reuniu representantes da Organização das Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea (OLIMCV) e da Organização das Mulheres Mura de Autazes (OMIM), com a finalidade de tratar de assuntos relacionados ao território e ao bem-estar do povo mura.

O encontro, que começou na quarta-feira (17/5) e segue até esta sexta-feira ( 18/5),  contou com a presença do diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, do diretor-técnico, Luiz Braz, e colaboradores do departamento técnico, Carlos Alexandre e Dayane Arcanjo.

Durante o evento, o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão conversou com as lideranças indígenas e apresentou os trabalhos que a FEI vem realizando junto às comunidades indígenas no Amazonas.

“É fundamental criarmos projetos alternativos de etnodesenvolvimento para fomentar economicamente o território e a gestão ambiental dos nossos parentes, incentivando-os para produção e as potencialidades da população local, a fim de garantir a autossustentabilidade e independência financeira das comunidades Mura”, enfatizou Trovão.

O professor indígena Herton Mura, um dos organizadores do evento, compreende o momento como fundamental para resolver questões que afetam a sua etnia no Amazonas.

“Diante da conjuntura atual, o Governo Federal colocou como eixo principal a questão indígena e por isso vemos como o momento ideal para discutir políticas públicas para os parentes, por isso esperamos sair daqui com vários encaminhamentos sobre as nossas demandas”, afirmou Herton.

“É importante que o Governo do Estado e o Movimento Indígena trabalhem de forma conjunta e integrada para que possamos buscar melhorar cada vez mais a qualidade de vida dessas comunidades”, disse Joede Miquiles, tesoureiro da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas. (APIAM)

A reunião também tratou da realização da VIII Edição do Festival Indígena Mura do Careiro da Várzea que acontecerá no mês de junho, ainda sem data definida. O evento irá promover jogos esportivos nas escolas e comunidades próximas, além de incentivar a produção cultural e artística da população local.