Início » Suframa inicia transferência do CBA para a Fundação Universitas
Economia

Suframa inicia transferência do CBA para a Fundação Universitas

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o diretor-executivo da Fundação Universitas, Elias Moraes de Araújo começaram a alinhar o processo de transição para a efetiva transferência de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Transformado em Organização Social (OS) por meio de decreto presidencial assinado no último dia 3, o CBA vive a expectativa da formação do Conselho Administrativo para dar início ao trabalho de desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia, de forma autônoma e com o apoio de parceiros públicos e privados.

Tendo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP) como co gestor, o CBA é a aposta para ampliar, desenvolver e inovar no aproveitamento da biodiversidade amazônica de forma sustentável.

”Temos pressa”

“O primeiro passo foi dado e agora vamos adiante, com o intuito de criar oportunidades para as pessoas e as próprias empresas, por mais investimentos na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Amazônia”, destacou Bosco Saraiva.

Nas reuniões seguintes serão verificadas as condições de infraestrutura dos ativos e a consequente assinatura do contrato de gestão. “Temos pressa para começar os trabalhos e a expectativa é que tudo esteja efetivado em até 30 dias”, sugeriu Elias Araújo, que tem uma carreira toda construída na indústria e atuou por quase 35 em empresas da Zona de Manaus (ZFM).

Estrutura

O CBA foi criado em 2002 e conta com uma estrutura de 12 mil metros quadrados que inclui 26 laboratórios, um núcleo de produção de extratos, uma planta piloto industrial e uma incubadora de empresas, entre outros equipamentos e instalações.

De Portal ÚNICO.