Início » Prefeitura de Manaus promove 2º Encontro Formativo das Bibliotecas Digitais
Educação

Prefeitura de Manaus promove 2º Encontro Formativo das Bibliotecas Digitais

Para analisar as dificuldades de utilização do sistema e os desafios para o cumprimento de metas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 11/4, o 2º Encontro Formativo das Bibliotecas Digitais, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da pasta, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

O encontro reuniu bibliotecários de 24 unidades de ensino que fazem parte do projeto Bibliotecas Digitais, implantado ano passado pela Semed. Com as atividades pedagógicas, são beneficiados aproximadamente 10 mil alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Para a assessora pedagógica, Rosana Dutra, da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), responsável pelo projeto na secretaria, a meta é qualificar ainda mais esses profissionais que atuam com os alunos nas escolas.

“Eles têm essa mão de obra qualificada, pois são profissionais em formação em Biblioteconomia. Cada vez mais a nossa secretaria procura dinamizar o trabalho da biblioteca, pela importância que ela tem. As bibliotecas digitais foram pensadas, inclusive para dar um suporte a mais aos nossos alunos. Essa é a meta do prefeito de Manaus, David Almeida, da nossa titular da Semed, professora Dulce Almeida, de que essa qualificação seja cada vez maior para prepararmos os alunos para qualquer atividade”, contou.

O formador de Educação, Tecnologias e Editoria, Therêncio Correâ, da DDPM, procurou passar todas as informações e orientações para os educadores sobre o projeto, mas principalmente as novas tendências com recursos digitais.

“Nós teremos um seminário em setembro tratando da biblioteca escolar. Fora isso, nós tratamos também das questões técnicas, nas quais o sistema de biblioteca digital foi implementado, a partir daí se começa a atuar na biblioteca com suporte dessa ferramenta, onde ele vai catalogar, registrar, colocar o acervo disponível on-line, entre outras coisas. Depois do treinamento nesse sistema, se inicia com os alunos entrando no sistema, fazendo as pesquisas do acervo e lançando os materiais dentro da biblioteca”, explicou.

Há 11 anos atuando como bibliotecária, Márcia Paes Barreto trabalha na escola municipal Vicente de Paula, no Japiinlândia, zona Centro-Sul. Ela considerou fundamental o encontro para ampliar os conhecimentos sobre a temática.

“Isso agrega em uma nova etapa que estamos iniciando nas bibliotecas escolares da Semed, com um acervo informatizado ao longo do tempo e digitalizados para os alunos terem o acesso facilitado e o retorno da informação de uma maneira mais eficiente e eficaz. A tecnologia é bem-vinda, os alunos estão muito interessados nessa parte de mídias digitais e redes sociais. Esse é mais um recurso que nós temos para dar aos alunos uma melhor formação nessa área digital”, completou.

Os encontros vão ser realizados uma vez por mês, na DDPM da Semed, e o próximo será no dia 25/5, em tempo integral.