Início » Ciclone no RS deve provocar chuva forte e ventos de até 60 km/h
Brasil

Ciclone no RS deve provocar chuva forte e ventos de até 60 km/h

Um novo ciclone extratropical deve se formar no Rio Grande do Sul na quarta-feira (26) e provocar fortes chuvas e ventos de até 60 km/h na região Sul essa semana. Segundo a Climatempo, o fenômeno deve se formar na costa da parte sul do estado, próximo à fronteira com o Uruguai. Cidades a região — como Bagé, Rio Grande e Pelotas — devem ser alvo de até 60 mm já na terça-feira. O sistema também provocará chuva e ventos em Santa Catarina e no Paraná.

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de encostas. As pessoas devem evitar sair de casa se possível e, se precisarem sair, devem tomar cuidado com as correntezas e os objetos que podem ser levados pelo vento.

Na quinta (27) e na sexta-feira (28), o fenômeno deve se afastar para o mar e permitir mais estabilidade no tempo do Rio Grande do Sul. Nos outros estados do Sul do Brasil, a previsão para esses dias é de chuva moderada.

A Climatempo alerta, no entanto, que esse ciclone é mais brando do que o anterior. “Este ciclone não deve provocar ventos tão intensos como o último que atuou sobre o Sul do Brasil, mas há previsão de rajadas variando de 40 a 60km/h sobre a maior parte do Rio Grande do Sul”, afirma a empresa em nota.

De CNN Brasil.