Início » MM recebe ‘Vampirão’ do Hemoam para coleta de sangue
Saúde

MM recebe ‘Vampirão’ do Hemoam para coleta de sangue

Ação acontece na próxima terça-feira (20/06) e faz parte da programação do Junho Vermelho

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebe, na próxima terça-feira (20/06), a unidade móvel da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), conhecida como “Vampirão”, com o objetivo de incentivar a doação de sangue por parte dos servidores da Casa.

As coletas serão realizadas das 8h às 12h, na área externa da Casa Municipal, e estão inseridas na campanha “Junho Vermelho”, que faz alusão à conscientização e mobilização para doação de sangue no Amazonas. A ação acontece após o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na última quarta-feira (14/06).

De acordo com a gerente de Assistência Laboral da Diretoria de Saúde da CMM, Anik Taumaturgo, as coletas envolverão tanto pessoas que já são doadores como aquelas que têm o interesse de doar sangue pela primeira vez.

“Estamos no Junho Vermelho e sabemos da baixa nos estoques de sangue do Hemoam. A Casa tem alguns funcionários que são doadores e também tem pessoas que têm o interesse de doar e estamos possibilitando o serviço, porque muitas pessoas não têm essa disponibilidade de ir ao Hemoam fazer a doação”, afirmou.

Doações – Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal.

O Hemoam é o hemocentro coordenador do Estado do Amazonas, com distribuição de sangue em Manaus e interior. Em 2022, a Fundação contabilizou 60.393 doações de sangue. Para manter o estoque regular são necessárias, em média, 250 doações por dia.