Início » Apartamentos compactos se consolidam no mercado imobiliário
Notícias Corporativas

Apartamentos compactos se consolidam no mercado imobiliário

Espaço planejado e facilidades em local estratégico tem atraído cada vez mais clientes

De acordo com uma pesquisa da Secovi, o modelo de apartamentos compactos alcançou o maior número de lançamentos dos últimos anos chegando a 16,3 mil lançamentos em 2022 somente na cidade de São Paulo, um aumento de 3.427% em relação a 2016.

Além da busca pela oferta de serviços, o menor custo e principalmente um local que ofereça logística com fácil acesso ao local de trabalho e estudo, os microapartamentos se tornaram populares por entregar comodidades no próprio condomínio como espaços de coworking, lavanderia e espaço pet.

“Os microapartamentos são os preferidos entre os que optam por morar sozinhos, que priorizam praticidade, menor custo de manutenção e escolhem morar em localização estratégica, em relação à oferta de serviços”, disse Fernando Silva, gerente da 17 Imóveis.

Mas de acordo com Fernando Silva, a escolha de apartamentos compactos vai muito além da busca por um local prático. “Microapartamentos também são ótimos quando se trata de investir no mercado imobiliário. Eles têm um custo final muito mais em conta do que um imóvel de maior metragem, entregando alta rentabilidade e liquidez para quem pretende diversificar o patrimônio”, disse o gerente da 17 Imóveis, uma plataforma online que tem o objetivo de ser uma alternativa para quem busca simplificar o processo de intermediação de compra, venda e aluguel, aliando tecnologia com experiência personalizada.

Tendência consolidada

Para Fernando Silva, a tendência de moradia dos microapartamentos surgiu como resultado de mudanças sociais e comportamentais, e “começou a ganhar espaço na preferência dos consumidores sendo impulsionada pelo crescimento populacional das grandes cidades e a diminuição do tamanho das famílias”.

Com o aumento da procura, os lançamentos se multiplicaram e muitas imobiliárias abriram espaço em seu portfólio para os apartamentos compactos e passaram a destacar essa opção de imóvel, ofertando unidades com menor custo de manutenção, localização estratégica e mais eficientes no uso do espaço.