Início » Saullo Vianna defende novo texto da Reforma Tributária que contempla pleitos do Amazonas
Política

Saullo Vianna defende novo texto da Reforma Tributária que contempla pleitos do Amazonas

Alterações apresentadas hoje pelo relator no plenário da Câmara preservam vantagens comparativas da ZFM e criam fundo específico para diversificação da economia do estado

Em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 6/7, o deputado federal Saullo Vianna (União-AM), acompanhado dos colegas do Grupo de Trabalho que analisa a proposta de Reforma Tributária, Sidney Leite e Adail Filho, anunciou que um acordo entre bancada no Congresso e Governo do Amazonas com o governo federal garantiu a inclusão dos pleitos do Amazonas no texto que foi apresentado hoje em plenário.

“Após mais de cem dias de intensas negociações, reuniões, audiências públicas, incluindo a ida do grupo da reforma a Manaus, conseguimos, com muita luta, incluir no texto da Reforma Tributária os artigos que preservam as nossas vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus, a segurança jurídica do modelo, bem como a criação do Fundo de Compensação, Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Estado do Amazonas”, anunciou Saullo Vianna.

O momento decisivo que culminou com o acordo, segundo Vianna, foi o encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na última quarta-feira (5), quando membros da bancada do Amazonas no Congresso, o governador Wilson Lima, além de economistas, entregaram ao ministro uma proposta síntese que incluiu mecanismos para a preservação da excepcionalidade da ZFM no texto da Reforma Tributária.

Entre os principais pontos reivindicados pelo Amazonas estavam a manutenção da competitividade das indústrias do Polo Industrial de Manaus até 2073, o que garante segurança jurídica para atração de novos investimentos e, a título de compensação pela mudança da apuração dos tributos do destino para a origem, um fundo especial para o estado do Amazonas.

“Nosso Estado é, disparado, o que mais perde com essa medida, isso porque somos um estado produtor, que exporta 90% do que produz para o restante do país e que Gen uma população pequena. A ideia da criação de um fundo especifico para nosso estado teve o aval do presidente Lula e do ministro Haddad para compensar as nossas perdas de arrecadação”, afirmou.

Segundo Vianna, o fundo do Amazonas também terá o objetivo de, ao longo desses anos até 2073, quando vence o prazo constitucional da Zona Franca, de fomentar e criar novas alternativas econômicas e matrizes de desenvolvimento para reduzir a dependência do modelo ZFM no Amazonas.

Fundo para diversificação da economia- O objetivo do Fundo de Compensação, Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Estado do Amazonas, cujo valor será definido em lei complementar, será fomentar novas atividades produtivas voltadas às vocações do estado, como a exploração sustentável de potássio, o mercado de carbono e de negócios com produtos da floresta.