Início » Celso Sabino é empossado como novo ministro do Turismo
Política

Celso Sabino é empossado como novo ministro do Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta quinta-feira (3) ao deputado federal Celso Sabino (União-PA) como ministro do Turismo, em cerimônia no Palácio do Planalto. O evento começou pouco antes das 11h45.

A cerimônia de posse contou com a presença dos deputados André Fufuca (PP-AL), Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Os dois primeiros são cotados para assumir ministérios na reforma que o governo pretende fazer para atrair partidos do Centrão (veja mais abaixo).

Sabino já vinha trabalhando como ministro há mais de duas semanas. A nomeação no ‘Diário Oficial’ foi publicada no dia 14 de julho, após quase dois meses de negociações entre o União Brasil e o Palácio do Planalto.

O novo ministro substituiu Daniela Carneiro (União-RJ), que reassumiu o mandato de deputada federal.

Sabino e Daniela são filiados ao União Brasil, porém, Carneiro solicitou em abril ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar a sigla. Em razão do pedido, ela perdeu o apoio do União, que indicou a Lula o nome de Sabino.

No discurso de posse, o ministro disse que terá entre suas metas ampliar a participação do turismo no PIB e o número anual de visitantes estrangeiros, que está na faixa de 6,3 milhões, segundo dados de 2019.

Além disso, Sabino afirmou que pretende investir na infraestrutura turística, promover a qualificação dos profissionais do setor e desenvolver ações de marketing para divulgar o Brasil como destino turístico.

O ministro também destacou a importância do turismo para a economia brasileira, ressaltando que o setor gera milhões de empregos e divisas para o país.

“O turismo é uma das principais atividades econômicas do Brasil e tem o potencial de gerar ainda mais empregos e divisas para o país. Estou comprometido em trabalhar para ampliar a participação do turismo no PIB e no número de visitantes estrangeiros”, disse Sabino.

A cerimônia de posse foi acompanhada por representantes do setor turístico, empresários e lideranças políticas.