Início » Editais da Fapeam para apoiar pesquisas desenvolvidas por cientistas mulheres recebem inscrições até 20 de abril
Educação

Editais da Fapeam para apoiar pesquisas desenvolvidas por cientistas mulheres recebem inscrições até 20 de abril

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), recebe inscrições até o dia 20 de abril para dois editais inéditos destinados a apoiar pesquisas coordenadas por cientistas mulheres na capital e no interior do estado. Com investimentos da ordem de R$ 2.441.000,00, o Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Inter Mulheres e Meninas na Ciência) e o Programa de Empreendedorismo Feminino em Ciência, Tecnologia e Inovação (PEF/Fapeam) preveem fomento para 25 projetos.

As propostas devem ser submetidas até às 17h, do dia 20, no site da Fapeam, www.fapeam.am.gov.br, em formulário específico, na plataforma SigFapeam. Para acessar o formulário a candidata deve entrar com login e senha previamente cadastrados no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação, conforme detalhado nos editais.

O Programa Prodeb/Inter vai fomentar projetos de pesquisa e de inovação, visando a valorização de pesquisadoras mestras e doutoras que atuam na Rede Pública de Ensino do interior do estado, no âmbito da educação básica, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no estado do Amazonas.

Já o PEF/Fapeam irá apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para produtos, serviços, processos, por meio de ações colaborativas entre mulheres cientistas, vinculadas a instituições de pesquisa e ensino, e mulheres empreendedoras à frente de startups, microempresas ou empresas de pequeno porte, transformando ideias inovadoras em empreendimentos sustentáveis em áreas prioritárias em consonância com o PPA 2020-2023, do Governo do Amazonas.

Os editais integram a linha estruturante denominada “Meninas e mulheres na ciência e no empreendedorismo científico”, do Plano Plurianual 2020-2023, como política pública para estimular o protagonismo das cientistas mulheres e, assim, contribuir para a redução das desigualdades de gênero na ciência.   A divulgação do resultado final está prevista para o mês de agosto deste ano.