Início » Greve de atores de Hollywood pode se estender contra empresas de videogame; entenda
Geral

Greve de atores de Hollywood pode se estender contra empresas de videogame; entenda

O Conselho Nacional do Screen Actors Guild (SAG-AFTRA – Sindicato dos Atores e Federação Americana de Artistas de Televisão, em português) está articulando seus membros para estender a greve contra fabricantes de videogames antes da retomada das negociações no final deste mês.O contrato inicial do sindicato com grandes empresas de videogame, o Acordo de Mídia Interativa, estava previsto para expirar neste outono dos EUA.Contudo, o SAG-AFTRA afirmou na última sexta-feira (1º) que buscou prorrogar o acordo e que “negociou com as empresas os termos críticos que (membros) precisam”.

“Infelizmente, ao longo das negociações, as empresas não conseguiram atender a essas necessidades”, pontuou o sindicato em nota para a imprensa.

“Mais uma vez enfrentamos a ganância e o desrespeito dos empregadores. Mais uma vez, a inteligência artificial está colocamdo os nossos membros em risco de reduzir as suas oportunidades de trabalho. E mais uma vez, o SAG-AFTRA está enfrentando a tirania em nome dos seus membros”, disse Fran Drescher, o presidente do sindicato, em comunicado.

“A doença da ganância está se espalhando como um incêndio, que está pronto para queimar os meios de subsistência dos atores e a utilidade dos seres humanos. Nós do SAG-AFTRA dizemos não! Não sob nossa supervisão!”, enfatiza Drescher.

Embora uma autorização de greve não desencadeie efetivamente na paralização, o posicionamento é uma ferramenta útil na negociação pois o sindicato pode entrar em greve imediatamente caso as demandas não sejam atendidas.

Os membros elegíveis do SAG-AFTRA poderão votar sobre a autorização da greve até 25 de setembro.

Demandas

O SAG-AFTRA busca um aumento salarial retroativo de 11% para os atores de videogame, bem como um aumento de 4% no segundo e terceiro anos do contrato, a fim de compensar a inflação.

A demanda é semelhante à que foi proposta à Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers, AMPTP na sigla em inglês) como parte da greve em curso do sindicato contra as empresas de cinema e televisão.

Um negociador do SAG-AFTRA que pediu para não ser identificado disse à CNN que as desenvolvedoras de videogame estão oferecendo “um aumento nominal, mas um corte real nos salários em dólares”.

O membro do sindicato afirmou que com os termos propostos pelas empresas e devido à inflação, “os nossos membros ganharão menos em dólares reais em 2025 do que ganharam em 2020”.

“Todos queremos um contrato justo que reflita as importantes contribuições dos artistas representados pelo SAG-AFTRA em uma indústria que oferece entretenimento de classe mundial a bilhões de jogadores em todo o mundo”, disse Audrey Cooling, porta-voz das empresas de videogame, à CNN.

“Estamos negociando de boa fé e esperamos chegar a um acordo mutuamente benéfico o mais rápido possível”, concluiu Cooling no comunicado.

Inteligência artificial

As proteções em relação à IA também são fundamentais para as negociações, especialmente no que diz respeito à tecnologia de captura de desempenho, onde os movimentos e expressões faciais de um ator são coletados e usados ​​para tornar personagens animados de videogame mais realistas.

“Os artistas de captura de voz e performance que dão vida aos personagens de videogame merecem um contrato que reflita o valor que eles trazem para a indústria multibilionária de jogos”, disse o Diretor Executivo Nacional e Negociador Chefe da SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland.

“A IA de captura de voz e desempenho já está entre os usos mais avançados da tecnologia: a ameaça está aqui e é real. Sem proteções contratuais, os empregadores estão pedindo aos artistas que participem, sem saber, na extinção de seu talento artístico e de seus meios de subsistência”, concluiu o dirigente do sindicato em um comunicado.

“A natureza interativa dos jogos é construída com base no uso de tais tecnologias”, disse à CNN uma fonte familiarizada com as negociações das empresas. “Mudar isso agora mudaria fundamentalmente a forma como os jogos são feitos.”

As negociações

As empresas envolvidas nas negociações incluem Activision, Epic Games e WB Games, que incluem nos seus portfólios jogos populares como “Star Wars: Battlefront”, “Call of Duty” e “Mortal Kombat”.

Segundo a fonte próxima das negociações, resoluções ou acordos provisórios foram alcançados em nove das 16 propostas do sindicato.

Embora tenha havido progressos numa série de propostas, o negociador do SAG-AFTRA não identificado afirmou à CNN que as propostas de sustentação do sindicato sobre IA e salários ainda não foram devidamente abordadas.

“O consentimento informado é o eixo aqui. Se você quiser fazer um acordo com alguém para criar vários personagens, queremos que as pessoas concordem ou não com isso e sejam compensadas por isso. Não estamos tentando mudar a forma como os videogames são feitos”, disse o negociador.



CNN Brasil