Início » Cientista luso-brasileiro cria sistema para detectar pré disposição genética para inteligência
Educação

Cientista luso-brasileiro cria sistema para detectar pré disposição genética para inteligência

Dr. Fabiano de Abreu Agrela, renomado especialista luso-brasileiro na área da inteligência e pós-doutor em Neurociências, destaca-se como uma autoridade no campo da inteligência. 

Com uma vasta experiência em pesquisa e publicações, Fabiano de Abreu Agrela desenvolveu um sistema inovador para a detecção de genes relacionados ao alto QI. Os seus estudos são baseados em evidências científicas sólidas e oferecem uma análise abrangente da predisposição genética ao intelecto elevado.

Além das suas contribuições no campo da inteligência, é membro ativo de cinco sociedades de alto QI: International High IQ, Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. É importante ressaltar que as duas últimas, em particular, são consideradas as sociedades mais restritas do mundo, exigindo um percentil de 99.9 para admissão.

O sistema desenvolvido pelo Dr. Fabiano para detectar genes relacionados ao alto QI tem um potencial ainda maior. Além de fornecer respostas sobre a inteligência individual, esse teste genético também pode ser utilizado para avaliar predisposições a doenças degenerativas, como Alzheimer, bipolaridade, autismo bem como propensões a transtornos como TDAH, entre outros. Assim, ele desempenha um papel crucial na prevenção e no cuidado com a saúde mental, permitindo intervenções mais precoces e personalizadas. Todos estes testes são realizados através do CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito em parceria com laboratórios na França, Estados Unidos e logística em Espanha e Estados Unidos.

Os testes podem ser realizados através de sequenciamento ou utilização dados brutos recorrendo à imputação, dependendo do quanto se quer dispender. 

Esta nova técnica de testagem e leitura de dados oferece um potencial revolucionário no diagnóstico e prevenção de doenças neurológicas além de contribuir para um maior conhecimento sobre nós mesmos.

Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.