Início » Prefeito David Almeida é vítima de ataques difamatórios com uso do Google
Política

Prefeito David Almeida é vítima de ataques difamatórios com uso do Google

O prefeito de Manaus, David Almeida, foi alvo de um ataque na internet, com uso do Google, o maior buscador da web. Nesta quarta-feira, 17/1, as buscas pelo nome do prefeito levavam a um conteúdo criado pelos criminosos (backlink), em que ele é identificado como ex-prefeito de Manaus. Além disso, um trabalho orquestrado, com uso de automação simultânea, impulsionou conteúdo difamatório, que tenta ligar o prefeito a um caso já desmentido desde as eleições de 2020, quando David Almeida se sagrou vitorioso, eleito pela maioria da população como prefeito da capital amazonense.

A manipulação, identificada a partir do Google, já foi denunciada à plataforma. Além disso, a Procuradoria Geral do Município (PGM) já se prepara para adotar as medidas legais cabíveis, para identificar os autores que estão por trás da ação, assim como exigir da plataforma a remoção de resultados de buscas intencionalmente potencializadas, para surgirem entre as primeiras no ranking do Google.

Na véspera do Natal passado, um áudio fraudulento, com uso de Inteligência Artificial (IA), foi veiculado em grupos de whatsapp, com o intuito de denegrir a imagem do prefeito. A investida criminosa foi imediatamente denunciada por David Almeida à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, que instaurou inquérito e investiga o caso. Neste fim de semana, o Jornal O Globo destacou o episódio como um dos primeiros de fake news a utilizar IA contra gestores nas vésperas do processo eleitoral de 2024.