Início » Alunos da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo são destaques em olimpíadas de Ciências Humanas e Exatas
Educação

Alunos da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo são destaques em olimpíadas de Ciências Humanas e Exatas

Desde 2022, foram mais de 55 medalhas em competições como OBA, Mobfog e Olimpíada de Literatura

Na Escola Estadual (EE) Maria Amélia do Espírito Santo, zona centro-oeste de Manaus, um grupo de alunos do Ensino Médio obteve resultados expressivos na Olimpíada de Literatura e na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2023. Na Mobfog, os estudantes já vêm de resultados positivos em 2022, quando participaram da etapa nacional. Já a Olimpíada de Literatura está em sua primeira edição em todo o Brasil.

O estímulo às atividades extracurriculares integra a rotina da EE Maria Amélia do Espírito Santo. Desde 2022, a escola participa da Mobfog e busca aumentar o número de estudantes envolvidos. De acordo com o professor Edézio Souza, que ministra a disciplina de Física e orienta os discentes, o objetivo é unir o conteúdo aprendido em sala de aula com experimentos práticos.

“Na construção dos foguetes, os alunos conseguem correlacionar os assuntos aprendidos em sala de aula com a prática. Durante o processo, eles aplicam vários conceitos sobre lançamento oblíquo, por exemplo. Nessa segunda fase, vamos ter a oportunidade de competir com equipes de todo o país”, ressaltou. A segunda etapa acontecerá em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, em agosto.

O foguete é construído com canos PVC e garrafas PET. A Mobfog disponibiliza uma base padrão de construção dos itens, mas os alunos têm a liberdade de adaptar o processo conforme suas ideias. Medalhista de ouro na Mobfog 2022, o aluno Tiago Oliveira, 16, ressaltou as experiências que a competição proporcionou a ele e seus colegas.

“Começamos nesse projeto sem muitas pretensões, mas, com o tempo, tomamos gosto pelo processo. Ele nos possibilitou conhecer o Rio de Janeiro e conversar com os integrantes de outras equipes. Foi uma oportunidade incrível. A gente espera evoluir bastante esse ano, vamos em busca de mais medalhas”, compartilhou o discente.

Na última edição do campeonato, a equipe amazonense conquistou 12 medalhas ao total. O empenho dos estudantes na matéria de Física também rendeu para a EE Maria Amélia do Espírito Santo 21 medalhas na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Olimpíada inédita

A unidade de ensino também obteve resultados expressivos na 1ª edição da Olimpíada de Literatura, disponível para escolas federais, estaduais, municipais e particulares de todo o país. No total, 80 alunos da unidade foram inscritos para as provas e 12 medalhas foram conquistadas.

As provas foram divididas em duas categorias, uma destinada às obras do Machado de Assis, e a outra ao “O Hobbit”, livro de fantasia. Para a professora Larissa Pollari, docente de Língua Portuguesa na unidade de ensino, a nova olimpíada vem para estimular a aptidão dos alunos para a Literatura.

“A Literatura é uma arte. É uma forma de nos humanizarmos a partir da descoberta de possibilidades e vivências outras que, muitas vezes, só podem ser alcançadas pela leitura. Oportunizar uma olimpíada para a Literatura é, de certa forma, institucionalizar e abrir uma janela para essas descobertas”, expôs a professora.

Destaque nacional na competição, o aluno Rubens de Oliveira, 15, foi medalhista de ouro e 15º lugar geral no país. O discente, que também foi medalhista na última edição da OBA, falou sobre o sentimento de participar de uma prova inédita.

“Decidi fazer a prova porque fiquei empolgado com a ideia de participar da 1ª edição da Olimpíada de Literatura.  Foi uma experiência de outro mundo quando descobri que tinha me saído tão bem. Na escola, o movimento literário que mais gostei de estudar até agora foi o Arcadismo, mas também gosto das obras abordadas nas provas.”

As inscrições para a 2ª edição da olimpíada estão abertas e seguem até o próximo dia 10 de julho, por meio do site oficial do certame, https://bit.ly/inscricoesOlimpiadadeLiteratura

Com informações da assessoria.