Início » Adani Green Energy operacionaliza 1.000 MW do parque de energia renovável Khavda de 30.000 MW
Notícias Corporativas

Adani Green Energy operacionaliza 1.000 MW do parque de energia renovável Khavda de 30.000 MW

Adição mais rápida de capacidade solar em novas instalações (greenfield) no setor renovável da Índia A curva de construção está alinhada ao plano de desenvolvimento de 30 GW em Khavda durante os próximos 5 anos A usina será inteiramente coberta com sistemas de limpeza de módulos robóticos sem água Cerca de 81 bilhões de unidades serão geradas para abastecer mais de 16 milhões de residências por ano na Índia (quase equivalente ao número de casas em toda a Polônia, Canadá); a produção de energia pode abastecer nações inteiras, como a Bélgica, Chile, Suíça

A Adani Green Energy Limited (AGEL), a maior empresa de energia renovável (ER) da Índia e uma das líderes mundiais, operacionalizou a capacidade cumulativa de 1.000 MW de energia solar no maior parque de energia renovável do mundo, em Khavda, Gujarat. Com isso, a AGEL atingiu a capacidade operacional de 9.478 MW e continua sua jornada para o objetivo declarado de gerar 45.000 MW até 2030.

A AGEL gerou 1.000 MW em menos de 12 meses desde o início do trabalho em Khavda. Isto envolveu a instalação de aproximadamente 2,4 milhões de módulos solares. O progresso acelerado destaca o compromisso da AGEL com o objetivo da Índia de atingir 500 GW de capacidade de combustível não fóssil até 2030.

A maior usina de 30 GW de energia renovável do mundo abrange impressionantes 538 quilômetros quadrados de terra árida, cinco vezes o tamanho de Paris. Espera-se que o projeto seja concluído nos próximos cinco anos e crie cerca de 15.200 empregos verdes.

Aproveitando a capacidade de execução de projetos comprovada da Adani Infra, a experiência tecnológica da Adani New Industries Limited (ANIL), a excelência operacional da AIMSL e a cadeia de suprimentos consolidada, a AGEL está preparada para replicar o seu sucesso na construção e operação do primeiro e maior cluster híbrido eólico e solar da Índia e do mundo situado em Jaisalmer.

A AGEL assumiu o compromisso de implementar robôs de limpeza sem água para toda a capacidade solar para lidar com o acúmulo de poeira nos painéis para aumentar a produção de energia e ajudar a conservar água na região árida de Kutch. Isso permitirá que os objetivos de neutralidade de água da AGEL fiquem em conformidade com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 das Nações Unidas.

Sobre a Adani Green Energy Limited

A Adani Green Energy Limited (AGEL) é uma das principais empresas de energia renovável do mundo e a maior da Índia que permite a transição para energia limpa. A AGEL desenvolve, possui e opera usinas de energia solar, eólica e híbridas renováveis conectadasàrede em grande escala. Com uma trajetória de crescimento consolidada de até 20,8 GW, a AGEL possui atualmente um portfólio operacional renovável de mais de 9 GW, o maior da Índia, espalhado por 12 estados.

As empresas do portfólio da Adani que permitem o desenvolvimento da usina de energia renovável Khavda

Adani Infra India

A AIIL está na vanguarda de possibilitar o desenvolvimento de infraestrutura transformadora em megaescala por meio de soluções inovadoras, percepções baseadas em dados e excelência em engenharia. A empresa oferece serviços de consultoria em gerenciamento de projetos (PMC, Project Management Consulting) a projetos de infraestrutura em setores variados. A AIIL está empenhada em criar soluções mais inteligentes, resilientes e sustentáveis para o desenvolvimento de infraestrutura.

Adani Ports and Special Economic Zone

A Adani Ports and Special Economic Zone Ltd., uma parte do globalmente diversificado Adani Group, evoluiu de ser uma empresa portuária para uma concessionária de transporte integrado, que fornece uma solução de ponta a ponta, desde o portão do porto até a porta do cliente. É o maior desenvolvedor e operadora de portos na Índia, com 7 portos e terminais localizados estrategicamente na costa oeste. Nossa visão é ser a maior plataforma portuária e de logística do mundo na próxima década. Com a perspectiva de se tornar neutra em carbono até 2025, a APSEZ foi o primeiro porto indiano e o terceiro do mundo a aderiràScience Based Targets Initiative (SBTi, Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência), comprometendo-se com metas de redução de emissões para o controle do aquecimento global em 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.

Adani Energy Solutions

A AESL, parte do portfólio Adani, é uma organização multidimensional com presença em vários aspectos do domínio energético, nomeadamente transmissão de energia, distribuição, medição inteligente e soluções de refrigeração. A AESL é uma catalisadora para a transformação do cenário energético de maneira mais confiável, acessível e sustentável.

Ambuja Cements

A Ambuja Cements Limited é uma das principais empresas de cimento da Índia e membro do diversificado Grupo Adani – o maior e mais rápido portfólio de negócios sustentáveis diversificados. A Ambuja foi reconhecida como a marca de cimento mais confiável da Índia pela TRA Research em seu Brand Trust Report (Relatório de Confiança na Marca) de 2023. A Ambuja fornece soluções descomplicadas para a construção de casas com seus projetos únicos de desenvolvimento sustentável e práticas ecologicamente corretas desde que iniciou suas operações. Para agregar ainda mais valor aos clientes, a empresa lançou produtos inovadores, como o Ambuja Plus, Ambuja Cool Walls, Ambuja Compocem e Ambuja Kawach no âmbito da Ambuja Certified Technology. Estes produtos não só atenderão às necessidades importantes dos clientes, mas também ajudarão a reduzir significativamente suas pegadas de carbono.

Anil New Industries

A Adani New Industries Ltd. (ANIL), uma subsidiária integral da Adani Enterprises Limited (AEL), está na vanguarda para viabilizar as iniciativas de transição energética do grupo por meio de combustíveis sustentáveis e moléculas verdes. Dedica-se a reforçar globalmente as metas de segurança energética e descarbonização da Índia. A empresa adapta e fomenta tecnologias futuras na busca por fornecer energia acessível e sustentável a todos.

Adani Infrastructure Management Services

A Adani Infrastructure Management Services Ltd. (AIMSL) é uma fornecedora de soluções integrais de Operações e Manutenção (O&M) para o setor de energia em usinas de energia renovável (solar e eólica), sistema de transmissão e usinas termelétricas. A empresa opera e mantém uma das maiores frotas no setor de energia indiano. Como parceira estratégica de negócios, a AIMSL combina a experiência dos melhores talentos em O&M, tecnologias de última geração e digitalização para oferecer excelência operacional e redução dos custos de O&M.

Jash Energy

Jash Energy é um fabricante com liderança em rastreadores solares, um dispositivo instalado em um painel solar que se move na direção do sol para capturar o máximo de energia solar para geração de eletricidade. Localizado estrategicamente em Mundra, o maior porto do setor privado na Índia, a Jash Energy tem fácil acesso aos mercados ocidentais, do Oriente Médio e africano.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações sobre este lançamento, entre em contato com: Roy Paul-roy.paul@adani.com

Fonte: BUSINESS WIRE