Início » Crise energética destaca demanda de soluções alternativas
Notícias Corporativas

Crise energética destaca demanda de soluções alternativas

Energia solar e baterias potentes podem ser opções para que público possa ficar fora da rede e manter seus equipamentos elétricos ligados

No ano passado, o Brasil enfrentou 42 apagões, conforme relatórios do Ministério de Minas e Energia (MME). Esses episódios, caracterizados por blecautes igual ou superior a 100 megawatts (MW) com duração mínima de dez minutos, indicam uma preocupante instabilidade no sistema elétrico nacional. De janeiro a junho deste ano, houve mais 15 ocorrências, totalizando uma interrupção de carga de 3.382 MW.

No inicio de novembro, a cidade de São Paulo foi duramente afetada por uma tempestade com ventos intensos, resultando em sérios problemas no fornecimento de energia elétrica. Mesmo após quatro dias do evento, 200 mil imóveis ainda enfrentam a falta de corrente elétrica, evidenciando a vulnerabilidade da rede elétrica diante de eventos climáticos extremos.

A EcoFlow destaca que alternativas confiáveis de abastecimento e armazenamento elétrico podem ser a resposta para crises como essa. “A situação recente em São Paulo demonstra como a falta de energia pode impactar profundamente nossas vidas e comunidades. É crucial que as pessoas tenham acesso a fontes alternativas para garantir que permaneçam conectadas e seguras, mesmo em circunstâncias adversas”, comenta Cristian Barrios, porta-voz da EcoFlow.

A linha de produtos inovadores da empresa oferece soluções eficazes e acessíveis para enfrentar cortes de energia e situações de emergência. Sistemas como os painéis de backup de energia para residências (Power Kits e Whole-Home Backup Power Solutions) e as estações de energia EcoFlow Delta e EcoFlow RIVER foram projetados para fornecer eletricidade e manter dispositivos e eletrodomésticos essenciais funcionando, mesmo quando a rede pública enfrenta problemas.

Com ênfase na sustentabilidade, as soluções da EcoFlow não apenas garantem o fornecimento de energia contínuo, mas também promovem a redução da pegada de carbono. Os sistemas de energia solar da empresa oferecem uma maneira eficiente de aproveitar a energia renovável, contribuindo para um futuro mais sustentável e reduzindo a dependência de fontes de energia tradicionais.

Em meio aos desafios das mudanças climáticas e eventos climáticos extremos, a EcoFlow está comprometida em fornecer soluções de energia alternativa acessíveis e confiáveis, além de ajudar em situações de emergência e durante cortes de energia.

Enquanto a cidade de São Paulo enfrenta as consequências econômicas dos apagões, com estimativas da FecomercioSP indicando uma perda de pelo menos R$ 1,3 bilhão em faturamento bruto nos setores de comércio e serviços devido a dias sem energia, a necessidade de soluções confiáveis e sustentáveis se torna ainda mais evidente.