Início » Foco no ENEM: conheça 3 dos temas mais cotados para a redação da prova
Educação

Foco no ENEM: conheça 3 dos temas mais cotados para a redação da prova

Nos dias 05 e 12 de novembro de 2023, mais de 4 milhões de estudantes de todo o país devem participar da 25ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das avaliações mais aguardadas e desafiadoras para os jovens que buscam ingressar no ensino superior.

Como se tornou recorrente, os candidatos que prestarão a prova têm se preocupado, majoritariamente, com a redação, parte do exame que elimina todos os anos uma média de 90 mil estudantes.

Entre os temas cotados para a prova redatória deste ano, ganham destaque três, de acordo com especialistas da plataforma de empregabilidade e educação Refuturiza, sendo eles: o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, o crescimento econômico pós-pandemia e depressão nos dias de hoje.

O combate à exploração sexual de crianças

De acordo com dados do UNICEF, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Este número, que já é alto, pode ser ainda maior, já que há uma subnotificação de casos no país – estima-se que apenas 7 em 100 situações abusivas são denunciadas. A temática têm causado preocupação nos mais diversos setores da sociedade basileira e está cotada como um dos prováveis focos da redação do enem 2023.

O crescimento econômico pós-pandemia e agenda 2030

O isolamento social foi fundamental para salvar vidas ao longo da pandemia de covid-19, mas, agora, com o fim do estado de emergência, é hora de recuperar a economia para que o país volte a crescer. Esse desafio, no entanto, deve ser cumprido sem perder de vista a agenda global de 2030, definida em 2015 e que estabelece 17 objetivos coletivos (ODSs) para um mundo mais sustentável. Em um cenário atípico, de muitas incertezas e inseguranças, é previsível que algumas iniciativas busquem alternativas para alcançar a sobrevivência e se envolvam em um nível de flexibilização que vai contra aquilo que a ONU entende como progresso para a população global, por isso o tema tem preocupado instituições ao redor do mundo e pode estar presente na prova do ENEM 2023.

Depressão nos dias de hoje

Considerada como o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde – OMS e como a “segunda pandemia” pelo Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, a depressão é uma doença psiquiátrica que afeta cerca de 15% dos brasileiros e está entre os assuntos mais debatidos e pesquisados no Brasil, atualmente, somando mais de 1.500 buscas por dia no Google, segundo o relatório do Google Trends. Sua alta incidência e a preocupação de milhares de pessoas em torno da doença fazem com que ela seja cotada como um dos principais temas para pautar a redação do ENEM de 2023.