Início » Daniela Carneiro continua no cargo de Ministra do Turismo, após reunião com Lula
Política

Daniela Carneiro continua no cargo de Ministra do Turismo, após reunião com Lula

Ministério do Turismo

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, encerra encontro com o presidente Lula na manhã desta terça-feira (13). O Palácio do Planalto assegura que ela continuará exercendo sua função e participará de uma audiência pública na Câmara nesta tarde, além de uma reunião ministerial agendada para quinta-feira (15).

Junto com Daniela, o marido dela, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (Republicanos), também esteve presente na reunião com Lula. O encontro foi convocado pelo presidente diante das pressões do União Brasil para substituir a ministra.

Impasse no União Brasil

Daniela faz parte do partido, mas solicitou sua desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril. Eleita como deputada federal mais votada no Rio de Janeiro pelo partido, ela planeja se filiar aos republicanos.

Com essa movimentação, membros do União Brasil têm sofrido o governo Lula a realizar uma troca no Ministério do Turismo. O partido defende a nomeação do deputado federal Celso Sabino (União-PA) para o cargo de ministro.

Embora se declare independente, a União Brasil também possui controle sobre outros dois ministérios na Esplanada: o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com Waldez Goés, e o Ministério das Comunicações, com Juscelino Filho.

O apoio da União Brasil tem sido uma questão discutida no âmbito da articulação política da equipe de Lula. Mesmo possuindo três ministérios, a bancada de deputados do partido não se mostra unida em favor das pautas de interesse do governo no Congresso.