Início » Escola do Teatro Bolshoi no Brasil abre seletiva para estudantes do Amazonas
Amazonas

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil abre seletiva para estudantes do Amazonas

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de fevereiro e são gratuitas para alunos da rede pública

Em uma iniciativa inédita no Amazonas, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza a primeira pré-seleção do ano de 2024, para novos alunos. Até dia 27 de fevereiro, a escola estará com inscrições gratuitas para estudantes da rede pública de ensino. A escola é a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia e proporciona a formação de artistas na dança. As audições acontecerão no dia 29 de fevereiro.

Em Manaus, a iniciativa visa o fortalecimento das atividades artísticas, além de garantir aos amazonenses a oportunidade de participar da pré-seleção de uma das maiores escolas de balé do país. Com esse objetivo, a Escola Bolshoi está oferecendo inscrição totalmente gratuita para os estudantes de 9 a 17 anos da rede pública do Amazonas.

O estudante interessado pode realizar a inscrição por meio do site da Bolshoi no endereço eletrônico https://www.escolabolshoi.com.br/audicoes. O candidato deve ter em mãos RG, CPF e certidão de nascimento.

E para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o aluno deve enviar a solicitação via e-mail para o endereço producao4@escolabolshoi.com.br e ter em mãos o comprovante de matrícula.

Sylvana Albuquerque, coordenadora das Audições da Escola Bolshoi, em reportagem divulgada no portal institucional da escola, destacou a imensa alegria de realizar esta ação pela primeira vez no Amazonas. Segundo a coordenadora, a escola deseja unir a tradição à diversidade artística da região e selecionar talentos locais.

“Esta iniciativa representa não apenas a expansão de nossos horizontes, mas também a busca por talentos genuínos em todas as partes do país. Que este início das pré-seleções em Manaus seja marcado por descobertas valiosas e pela inclusão de novos talentos, que irão enriquecer ainda mais a nossa escola e o mundo da dança”, disse a coordenadora.

A Escola do Teatro Bolshoi está sediada em Joinville (SC) e proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares.

Com alunos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. Uma seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos.

A pré-seleção acontece no dia 29 de fevereiro no Teatro do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (Icbeu), parceiro da Bolshoi nesta iniciativa, com horários divididos de acordo com as categorias.

Categorias

Para a categoria de “Chamada Especial” é necessário que o candidato tenha conhecimento e vivência em dança, além da necessidade de enviar um vídeo de acordo com o edital.

A avaliação será realizada às 9h30, onde os candidatos do gênero masculino devem ser nascidos nos anos 2010 a 2012, e as candidatas do gênero feminino nos anos de 2010 a 2013.  Na chamada especial, há também o horário das 11h15 para os gêneros masculino e feminino, nascidos entre os anos de 2007 a 2009.

Para a “Seleção Nacional” não é necessário que o candidato tenha conhecimento em dança. Ela acontecerá no horário das 14h para a categoria feminina, de candidatas nascidas entre 2014 e 2015, e para a categoria masculina, nascidos nos anos de 2013, 2014 e 2015.

Os aprovados na pré-seleção participam da última etapa do processo de novos alunos e concorrem a uma vaga para o curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi, localizada em Joinville (SC).

O candidato que deseja se inscrever deve acessar o edital disponível no site da escola e verificar quais as roupas necessárias, os critérios que serão avaliados, entre outras informações.