Início » Encontro discute efeitos do clima no cultivo de uvas
Notícias Corporativas

Encontro discute efeitos do clima no cultivo de uvas

Um dos principais assuntos será o fenômeno El Niño que também pode afetar a produção de vinhos.

As mudanças climáticas em 2023 surpreenderam os brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela FAPESP, o El Niño tem 80% de chance de ter alta intensidade. Isso ocorre quando as temperaturas das águas aumentam mais de 1,0ºC.

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios, que sopram do leste para o oeste e, consequentemente, pelo aumento da temperatura das águas superficiais da região central do Oceano Pacífico.

Com duração média de um ano e meio, o El Niño causa diversos impactos na viticultura, seja na produtividade, na qualidade e no preço dos frutos. O Brasil é um país com suas dimensões continentais, por isso o fenômeno deve ser avaliado localmente. Geralmente, em anos do fenômeno, espera-se aumento de chuvas na região Sul do país e secas ou estiagens nas regiões Norte e Nordeste, além de aumento na temperatura.

“Por isso, o 6º Encontro Enoconexão, evento técnico sobre viticultura, enologia e enoturismo, vai abordar duas palestras técnicas relevantes com profissionais referências no setor para trazer informações para que os produtores de uva possam se apropriar do assunto”, explica Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão.

O engenheiro agrônomo e professor do Curso de Viticultura e Enologia, Dr. Leonardo Cury, abordará os pontos de atenção para os produtores das principais regiões vitícolas brasileiras e apontará as principais estratégias para minimizar os efeitos do El Niño na viticultura. Já o Dr. Henrique Pessoa dos Santos, engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho, fala dos principais aspectos do manejo sob o cultivo protegido das videiras, um tema relevante diante dos fenômenos climáticos da atualidade.

Segundo Ariana Sgarioni, enóloga e organizadora do evento, o produtor de uva e de vinho deve ser estrategista. “O que queremos é que o produtor avalie quais os principais impactos desses fenômenos na região dele e quais as mudanças seja na infraestrutura, seja no manejo ele terá que estar preparado para fazer”.

O 6 Enoconexão, que tem coorganização do Polo Turístico do Circuito das Frutas, acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro de 2023, no Salão de Cultura e Eventos de Louveira, localizado na Estrada Miguel Bossi, 130 – Bairro Guembê, Louveira – SP. Para a programação completa e inscrições, basta acessar: enoconexao.com.br/eventos.

Palestrantes

Dr. Leonardo Cury possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012).

Palestra: Mudanças climáticas e os impactos na viticultura: El Niño, La Niña… e agora?

Data e horário: 09 de novembro de 2023 das 13h30 às 15h00

Dr. Henrique Pessoa dos Santos é engenheiro agrônomo com mestrado em Fitotecnia e doutorado em Fisiologia Vegetal. Atua como pesquisador da EMBRAPA desde 2001, trabalhando com pesquisas em fisiologia de produção de videiras destinadas ao consumo in natura ou processamento.

Palestra:Cultivo protegido de videira: Detalhes para se garantir produção e qualidade.

Data e horário: 9 de novembro de 2023 das 15h00 às 16h30.

Para efetivar a inscrição, basta acessar o link: https://bit.ly/enoconexao

O 6º Encontro Enoconexão contará com sete palestras, além de brindes e degustação de vinhos.  Entre as palestras, duas são com nomes internacionais importantes do setor vitivinícola.

Dra. Marta Dizy Soto é graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Química pela Universidad Autónoma de Madrid com especialização no Master em Enologia e Viticultura da Universidad Politécnica de Madrid.  

Palestra: Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium.

Data e horário: 08 de novembro de 2023 das 15h às 16h30.

Dr. Álvaro Peña-Neira é engenheiro agrônomo/enólogo e professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade do Chile. Possui PhD em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha). 

Palestra: Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho.

Data e horário: 08 de novembro de 2023 das 16h30 às 18h00

Lucas Amaral possui graduação em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de São Paulo (2017) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2021). Pesquisador da EPAMIG- Núcleo Tecnológico Uva e Vinho desde 2021 e Responsável Técnico pela Vinícola Experimental.

Palestra: Novas fronteiras vitivinícolas – A técnica de dupla poda.

Data e horário: 9 de novembro de 2023 das 16h30 às 18h00.

Sobre o Encontro Enoconexão

O Encontro Enoconexão foi criado em 2018, com o objetivo de ser um instrumento sociocultural de promoção de informações técnicas e gratuitas de produção, manejo e vinificação a entusiastas da sociedade, representantes e profissionais da Enologia e da Viticultura.

O projeto surgiu a partir de uma significativa necessidade de resgate cultural da vitivinicultura, primeiramente percebida em Jundiaí (SP), como nas demais cidades do Circuito das Frutas e as regiões de Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.